O turismo em Bento Gonçalves teve um bom desempenho em 2014. O setor manteve a média dos anos anteriores, tanto de eventos, quanto de público e faturamento. A entidade que representa o turismo na cidade, a Bento Convention Boureau, aponta os empreendedores locais investindo em seus estabelecimentos, seja em ampliação ou reformas, principalmente nas estruturas ligadas ao segmento de eventos, o que mostra o potencial e a importância deste para o turismo local.

Segundo a presidente da entidade, Maria Alice Farina, o movimento de turistas não surpreendeu ou foi superado, uma vez que se manteve dentro da curva de crescimento apresentada nos anos anteriores. Segundo ela, o setor de turismo foi um dos que menos teve prejuízo durante a queda dos indicadores econômicos, já que ao contrário dos demais, o setor abriu mais postos de trabalho e manteve a arrecadação normal. “Nos últimos anos, nossa cidade tem sediado uma média de 1,1 mil eventos ano e com uma movimentação de público em 330 mil turistas. Em 2014 percebemos que a média se manteve”, salienta.

Maria Alice também aponta que a realização da Copa do Mundo serviu como uma oportunidade de divulgação da cidade. “Isso foi feito pelo poder executivo e trade turístico local por meio do lançamento do município em candidatura à Team Base Camp. Fomos homologados pela FIFA e constamos no catálogo oficial de cidades aptas a receber seleções. Creio que isto nos trouxe alguma visibilidade”, detalha.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 3 de janeiro de 2015.