Após seis anos sem Bento Gonçalves ter um time feminino de voleibol adulto, em julho foi anunciado o retorno das meninas ao Ginásio Municipal de Bento Gonçalves. Foi um ano de aprendizado e conquistas, como o segundo lugar no Campeonato Gaúcho, logo no primeiro desafio após o retorno às quadras.

Mesmo com a derrota para a Sogipa, a diretoria e a comissão técnica do Bento Vôlei comemoraram a conquista do vice-campeonato, com apenas quatro meses de trabalho. “Falei para as atletas que hoje não perdemos nada, conquistamos o vice-campeonato. Disse que não queria ver ninguém chorando de tristeza, mas de alegria. Não conseguimos alcançar o 1º lugar, mas talvez para nós não fosse o momento de ser campeões. Chegamos ao nosso limite, todas deram o máximo”, afirmou o técnico Mauricy Jacobs.

O treinador enxerga que o play off em melhor de três partidas valorizou a competição. “O nosso primeiro objetivo era a classificação. No torneio, vencemos duas vezes as atuais campeãs. A equipe lutou de igual para igual com a Sogipa. O que aconteceu foi que prevaleceu o fator local. Fizemos um bom trabalho, tivemos um bom nível de voleibol”. Jacobs complementou: “Foi um resultado considerável, levando em conta as nossas limitações. O projeto da lei de incentivo só foi aprovado na metade de julho, e aí começamos a correr para acertar nossa participação. Muitas atletas não residiam em Bento, trabalhavam em outras áreas, só podiam treinar aos fins de semana, quando ocorriam os jogos. A Sogipa era um time com jogadoras que atuavam juntas há mais tempo”.

Satisfeito e confiante, o técnico não vai esperar 2015 para procurar novos apoiadores ao grupo feminino, já que a meta para o ano que vem é uma profissionalização maior do elenco. A ideia é disputar novamente o Campeonato Gaúcho e pleitear vaga à Superliga B 2016, mas para isso o projeto da Lei Pró-Esporte precisa ser renovado e também fechar alguns investimentos livres, com a finalidade de remuneração às atletas.