A cidade de Bento Gonçalves tem uma população que já ultrapassou a casa dos 115 mil habitantes. Esse aumento e desenvolvimento nos últimos anos também se refletem no número da frota de veículos, que ultrapassou neste mês julho os 80 mil, o que gera uma série de consequência na mobilidade urbana e falta de espaço para estacionamento nas ruas do município.
Em 2007, de acordo com os dados divulgados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a frota de veículos em Bento Gonçalves era de 51.220. Atualmente, 10 anos depois, o crescimento chegou a 28.773, com os atuais 79.993 registrados até o mês de junho.
Em termos comparativos, com base nos dados da Prefeitura, anualmente, a cidade ganha em média cerca de 1.199 pessoas, entre nascidos e novos residentes, número quase igual aos dois últimos anos em veículos, com 1.193.
Os carros são predominantes nas ruas do munícipio, com 48.559. Logo depois, estão motocicletas, motonetas e ciclomotores, com 12.136.
Com esse crescimento, melhorar a mobilidade urbana da cidade é um desafio, conforme o Secretário de Gestão Integrada e Modalidade Urbana Amarildo Lucatelli. “Nos últimos 10 anos, mais de 30 mil veículos chegaram na cidade. A secretaria está trabalhando em rotas alternativas para que ocorra a diminuição em alguns locais e o fluxo de escoamento seja melhor. Porém, ainda não temos previsão para implementação”, afirma.
Outro problema é a falta de vagas para estacionamento. Segundo Lucatelli, a melhor alternativa está em empreendimentos oriundos da iniciativa privada. “A solução é a vinda de novos empreendimentos que contenham vagas de garagem, como edifícios que já estão sendo implantados na cidade.Um está quase concluído na Barão do Rio Branco e outro já iniciou a obra, na antiga Salton, com mais de 400 vagas pagas. Estamos incentivando para essa ser a alternativa”, completa.