Grandes nomes da pesquisa sobre os benefícios da uva e seus derivados estarão em Bento Gonçalves, em 2016, no III Simpósio Internacional Vinho e Saúde, que ocorrerá de 2 a 4 de junho, no Dall’Onder Grande Hotel. Durante os três dias, especialistas do Brasil e do Exterior debaterão os resultados de estudos sobre a fruta e seus derivados, que têm ocupado cada vez mais espaço na mesa dos consumidores. “O grande número de pesquisas retrata que temos cada vez mais profissionais desenvolvendo trabalhos sobre os benefícios da uva e do vinho. Isso também é fruto de uma população que está cada vez mais interessada, em busca por novas informações”, avalia a biomédica e pesquisadora Caroline Dani, presidente do evento.

Ela constata que os consumidores estão cada vez mais conscientes e interessados em conhecer melhor os produtos.”E um dos principais motivadores para o consumo destes produtos é o benefício a saúde”, completa. Também serão discutidos os benefícios obtidos a partir do consumo de outros derivados da uva, como óleos, extratos e farinhas de sementes e cascas da fruta, por exemplo. “Escolhemos profissionais de diversas Instituições de Ensino para proporcionar um intercâmbio de ideias. O objetivo é promovermos ainda mais interesses na área”, adianta Caroline.

Na noite de abertura, os inscritos assistirão a duas conferências. Na primeira, dois grandes pesquisadores, um brasileiro, o médico cardiologista e professor hemérito da Universidade de São Paulo (USP), Protásio Lemos da Luz, do Instituto do Coração da Universidade de São Paulo (InCor-USP) apresentará o tema “A História do Vinho e Saúde”. Em seguida, um dos principais nomes mundiais no tema, Rosa María Lamuela Raventós, da Universitat de Barcelona, abordará os estudos do Predimed Trial, a respeito dos benefícios da dieta mediterrânea para a saúde.No último dia, um dos principais nomes na área de doenças neurodegenerativas e proteção, Jeremy Spencer, da University of Reading, do Reino Unido, tratará do tema Derivados da Uva e Neuroproteção.

Além das conferências, a programação contempla diversas mesas redondas sobre o impacto positivo do consumo da fruta no combate ao câncer, à obesidade, à perda de memória e a doenças cardiovasculares. O evento tem como público alvo profissionais da área da saúde e educação com afinidade ao tema, profissionais ligados à viticultura, lideranças do setor produtivo e formadores de opinião, produtores rurais, fornecedores da cadeia produtiva e imprensa. O III Simpósio Internacional Uva e Vinho é uma realização do Instituto Brasileiro do Vinho com apoio da Associação Brasileira de Enologia (ABE) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e organização da MCI Brasil.

Pesquisas inéditas serão premiadas

A programação do III Simpósio Internacional Vinho e Saúde contará ainda com um espaço para pesquisas inéditas, cuja apresentação poderá ser feita de forma oral ou por meio de pôster. As selecionadas serão publicadas em revista científica e as melhores em duas áreas distintas (vinho e suco de uva) serão premiadas. O regulamento completo está no site www.abev.com.br/ibravin2016.

Informações da Assessoria de Imprensa do Ibravin.