Geral

Batalhão de Comunicações completa 40 anos

Cleunice Pellenz
Escrito por Cleunice Pellenz

O 6º Batalhão de Comunicações (6º BCom) completou 40 anos nesta quarta-feira, 11 de novembro, e reuniu autoridades civis e militares para celebrar a data. O Batalhão foi criado por decreto do então Presidente da República Ernesto Geisel, um bento-gonçalvense, em 11 novembro de 1975.

As instalações ocupadas pelo 6º BCom remontam às do 1° Batalhão Ferroviário que, vindo de Santiago (RS), permaneceu no município no período de 25 fevereiro de 1943 a 28 fevereiro de 1971, quando foi substituído pelo 3° Batalhão de Comunicações de Exército que, vindo de Rio Negro (PR), ocupou provisoriamente o aquartelamento entre 16 de março de 1971 e 22 fevereiro de 1976. O Batalhão conta com um efetivo aproximado de 450 pessoas. Cerca de trinta oficiais, 120 subtenentes e sargentos e trezentos cabos e soldados. Os soldados que incorporam anualmente são recrutados integralmente no município de Bento Gonçalves.

O comandante do 6º BCom, coronel Alexander Vicente Ferreira agradeceu a todos que participaram da solenidade, aos 27 municípios que o Batalhão abrange e ao veterano do Exército, Francisco Pertile, 95 anos. “Hoje contamos também com o herói de guerra, o soldado Francisco Pertile, integrante da Força Expedicionária Brasileira. Ele esteve em Monte Castelo, combateu na Itália e trouxe a vitória nos ombros e representou toda nossa nação, em um dos mais duros combates da nossa história”, lembra Ferreira. O comandante enfatizou que a relação com a sociedade faz ele ter certeza de que hoje Bento faz parte do Batalhão e o Batalhão faz parte de Bento. “Agradeço aos militares que fazem parte da nossa organização militar, vocês são a força motriz e a razão de ser desta unidade”, enfatiza o Coronel.

Galerias

Batalhão de Comunicações completa 40 anos

O 6º Batalhão de Comunicações (6º B Com) completou 40 anos e reuniu autoridades civis e militares para celebrar a data. Solenidade de formatura, entrega de medalhas e diploma de Amigo do Batalhão marcaram o evento realizado nesta quarta-feira, 11 de novembro.

Sobre o autor

Cleunice Pellenz

Cleunice Pellenz

geral5@jornalsemanario.com.br

Deixe um comentário