“É bom agente retornar, às vezes, ao passado, por sentimentalismo ou para confrontar e balancear fatos ou acontecimentos, então decorridos, com a realidade atual.”

Em 1827 e 1927, quando era Prefeito do município de Bento Gonçalves o Dr João Batista Pianca, a quem o município deve uma de suas melhores administrações, em todos os setores de séricos públicos, aproximando o interior da cidade, através de retificações e construções de excelentes rodovias, e realizando obras de remodelação total do centro urbano – os pequenos e dispersos conjuntos musicais existentes nos núcleos coloniais, foram, sob seu governo, congregados e aparelhados, para afinal, serem constituídos em uma banda que seria oficializada pelo poder publico.

Uma ou duas vezes por mês ate 1932, a Banda apresentava-se, devidamente inuformizada, aos sábados, domingos ou feriados nas praças e ruas de nossa cidade para audições publicas, executando, com louvável segurança, marchas, dobrados e ate invadindo com sucesso trechos de composições líricas.

O conjunto constituía-se de amadores de Faria Lemos, denominada “Banda de musica de Carlos Gomes” e possuía Estatutos próprios- O professor Alfredo Fritoli.

Alem da banda Carlos Gomes, o professor Alfredo Fritoli, organizou, em idênticos padro~es, conjuntos musicais nos distritos de Pinto Bandeira, Santa Teresa e Monte Belo, os quais, organizados em sociedade regular, com estatutos próprios.

De longo alcance, o apoio e estimulo dispensado pelo operoso e dinâmico prefeito João Batista Pianca a tal veiculo do aprimoramento cultural do bento-gonçalvese. Este município, através da BANDA CARLOS COMES, projetou-se com muita distinção, nos festejos comemorativos do centenário farroupilha, em setembro de 1935, celebrando na capital do estado.

Naquela memorável solenidades de abertura, participavam cerca de quarenta bandas, procedentes do interior do estado. Ao final da execução de uma peça marcial, cumprindo roteiro pré determinado pela comissão organizadora dos festejos, o diretor da banda municipal de Porto Alegre, não ocultando a sua surpresa pela excelente interpretação dos nossos representantes, dirigiu-se ao maestro Frittoli, para cumprimentá-lo pelo sucesso de “sua escola” Frittoli esclarece logo:

Escola! Vou lhe mostrar a minha escola
E chamando um a um, os vinte e seis figurantes d conjunto, mostrou a seu interlocutor as mãos rudes,rachadas e calejadas dos “seus alunos”, todos homens de duro ininterrupto labor cotidiano, que começava ao raiar da aurora para terminar com as primeiras sombras da noite.

Assim como eram dedicados a arte pela musica, sabiam fazer com tanta dedicação o seu modo de vier.

Antes desta banda existia a Municipal coordenada pelo saudoso NOE PONTICELLI, filho de Francisco Ponticelli e Maria Bertolini. Ele nasceu em 2 de outubro de 1985 em Bento Gonçalves, aqui mesmo iniciou seus estudos musicais aos 13 anos de idade, com o Prof. Muraro, prosseguindo nele sozinho – ele amava musica! Assumiu a direção da banda Municipal de Bento Gonçalves juntamente com seu irmão Hiberaldo e seu cunhado Constantino, uma espécie de trouxe ambulante, percorrendo diversas cidades.
As viagens eram feitas a cavalo, e acompanhadas sempre pela boa musica da nossa terra. Nas localidades que visitavam, formavam bandas municipais, difundindo o gosto pela musica e criando assim em toda esta região núcleos de grande importância na formação do patrimônio cultural das comunidades.

Sem duvida, o maestro NOÉ PONTICELLI foi um dos precursores da musica em nossa região, ele nos deixou uma celebre frase: “AMUSICA FOI SEMPRE A MINHA RAZÃO DE VIVER…”