Projetos de infraestrutura foram encaminhadas pelo parlamentar de Bento, com o apoio do deputado federal Alceu Moreira

Com a consolidação de dois pedidos de emendas parlamentares, os bairros Ouro Verde e Zatt devem receber obras para melhoramento de infraestrutura urbana. A informação foi confirmada pelo vereador Idasir dos Santos (PMDB), durante visita ao Semanário e que recentemente este em Brasília solicitando recursos. As obras, estimadas em R$ 500 mil deverão beneficiar moradores e devem iniciar no primeiro semestre de 2019.

De acordo com o parlamentar, os pedidos, realizados ao deputado Alceu Moreira (PMDB), para os dois bairros de Bento Gonçalves, juntos, somam R$ 500 mil, e visam a construção de uma escadaria que vai ligar as partes alta e baixa do Zatt e a pavimentação asfáltica de um trecho na rua Antônio Dalla Coletta, do bairro Ouro Verde. Segundo Santos, é grande o número de pedidos de lideranças e moradores das regiões que serão beneficiadas, para o início das obras. “São demandas que vem sendo solicitadas há muito tempo. Então, fui à Brasília, na tentativa de buscar recursos, na tentativa de investirmos nos bairros. Sabemos que os valores são pequenos, se compararmos com as necessidades dos bairros, porém, é um começo para que possamos avançar”, explica.

Quase duas décadas de espera

Conforme Dallasen, cerca de 500 pessoas transitam diariamente pela estrada de chão batido. Foto: Ranieri Moriggi

Para o presidente do bairro Zatt, Antonio Dallasen, a consolidação da obra deverá beneficiar toda a população e, principalmente pais e crianças, que já utilizam o acesso para chegar à escola e ao posto de saúde. Conforme Dallasen, cerca de 500 pessoas transitam diariamente pela estrada de chão batido. “Fizemos a roçada do local e as pessoas já utilizam o trajeto diariamente. Essa é uma demanda de quase 20 anos e acredito com a verba destinada para que isso saia do papel. Essa obra vai beneficiar não só o Zatt, mas diversos bairros da região”, ressalta.

Crescimento do bairro

Bairro Ouro Verde precisa oferecer condições para que todos os moradores possam viver com qualidade. Foto: Ranieri Moriggi

Conforme Edson Vargas, presidente do bairro Ouro Verde, o crescimento populacional obriga que políticas públicas sejam aplicadas no local, entre elas, as melhorias das ruas. Para ele, a obra é necessária, pois, devido o aumento de moradores e, consequentemente, o de veículos passando pelo local, é urgente que medidas sejam tomadas. “Já fazem cerca de cinco anos que estávamos solicitando a obra. É uma reivindicação de todos”, afirma. De acordo com Vargas, com a vinda do projeto Novo Futuro, o bairro Ouro Verde precisa oferecer condições para que todos os moradores possam viver com qualidade. “Ainda há muita coisa para ser feito, mas essa era a primeira obra que precisava ser feita por aqui”, ressalta.

Conforme o vereador, ainda há um trâmite burocrático para que as obras saiam do papel e que são divididas em oito etapas. A primeira, segundo Santos, foi realizada com a inscrição dos projetos, junto ao Governo Federal, o que, segundo o edil, garante a vindo dos recursos para Bento Gonçalves. “Nós deveremos ter até o final do ano, o valor deverá ser empenhado e as obras deverão iniciar em janeiro ou fevereiro do ano que vem”, observa.