Com a expectativa do início das obras do túnel na BR -470, que ligará os bairros São Roque e São João, muitos têm se questionado qual será o destino da estátua de Baco, obra do artista Clóvis Ignácio Dapper, localizada no trevo do acesso Norte. A ideia, segundo o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipurb) de Bento Gonçalves, é que a obra alusiva ao deus romano do vinho, que já se tornou símbolo para os mais de 8 mil motoristas que passam pelo local diariamente, continue na mesma entrada. O local exato, no entanto, só será definido após a finalização do túnel.

De acordo com a Diretora Adjunta do Ipurb, Melissa Bertoletti Gauer, a estátua de cerca de uma tonelada deve ser removida antes de outubro. “Ainda não definimos onde ficará durante o período de obras, mas será em um local que preserve sua qualidade”, destaca. Ainda segundo ela, além da realocação de Baco, o projeto do túnel prevê paisagismo e iluminação para o entorno, garantindo além da facilidade da trafegabilidade em um dos pontos críticos da cidade, a revitalização estética do acesso Norte.

Recém assinado, o edital que autoriza o processo de licitação prevê que as obra inicie em outubro deste ano, com previsão de oito meses para ser concluída.

 

Foto: Divulgação