Na manhã de quarta-feira, 31, a Câmara de Dirigentes e Lojistas de Bento Gonçalves (CDl/BG) apresentou os dados da inadimplência referente aos sete primeiros meses de 2016. O momento é de alerta para os lojistas que prezam pela rentabilidade de seus negócios, pois o saldo registrado foi de 15% entre janeiro e julho deste ano, no comparativo com o mesmo período do ano passado. As dívidas estão beirando a marca de R$ 10 milhões no comércio do município.

O presidente da entidade, Marcos Carbone, atribui o aumento considerável dos dados à crise econômica atual do país. “Estamos dando um sinal de alerta para os lojistas, pois estamos preocupados. Esses quase R$ 10 milhões são de Bento Gonçalves, portanto são compras que foram feitas no nosso comércio e registradas na nossa base. Sem contar as informações que não são computadas aqui, que ficam gravados na central em São Paulo, por exemplo, como conta de telefone, enfim”, comenta Carbone.

O presidente afirma que o número de devedores aumentou apenas 3%, mas enfatiza que a dívida se mantém alta. “Isso significa que temos praticamente a mesma quantidade de CPFs registrados, mas com um valor muito maior. Por exemplo, o lojista pode estar concedendo crédito para um inadimplente sem fazer uma análise prévia/correta do cliente”, observa.

O perfil dos devedores também mudou muito em 2016, segundo relato do presidente. Os jovens, que haviam aumentado sua capacidade de pagamento em 2015, retornaram para a lista de devedores do município nos últimos 12 meses. Conforme o mapeamento, o grupo com idade entre 18 e 29 anos representa 21,91% do total de inadimplentes. “O desemprego e a dificuldade em honrar os compromissos financeiros ainda está muito vinculado à inflação e juros. A falta de experiência dos jovens no crédito e as compras por impulso acabam contribuindo para os resultados”, acrescenta Carbone. A maior parcela ainda está na faixa etária entre os 30 a 39 anos (26,82%).