O curso será o primeiro no Estado ministrado pela Brigada Militar

A Secretaria Municipal de Segurança realiza por meio do convênio do Programa SIM, assinado com a Secretaria de Segurança do Estado do Rio Grande do Sul, o Curso para formação da Guarda Civil. O curso será coordenado pelo Departamento de Ensino da Brigada Militar e operacionalizado pelo 3º BPAT. Bento será o primeiro município no Estado, cuja formação da Guarda civil será realizada através do convênio. A aula inaugural ocorre na próxima segunda-feira, 18, às 15h, na Fundação Casa das Artes. A aula será conduzida pelo secretário Adjunto de Segurança Pública do Estado, coronel Marcelo Gomes Frota.

Natural de Porto Alegre, com 35 anos de serviços prestados ao Estado, ingressou no Curso Superior de Formação de Oficiais da Academia de Polícia Militar em 1983. Formado em Direito, possui especialização em Bombeiro Militar, em Administração Militar, em Gestão de Segurança Pública e em Direito Público. O oficial foi comandante regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo, chefe de gabinete do comandante-geral da Brigada Militar (BM) e chefe do Estado Maior do Comando Rodoviário da BM (CRBM). No Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), comandou o 8º BBM (Canoas) e foi chefe dos guarda-vidas da Operação Golfinho entre 1990 e 1994. Frota ainda possui em seu currículo a função de ajudante de ordens, no governo de Antônio Britto (1995-1998). Desde 2014, ocupa o posto de presidente da Associação dos Oficiais da BM (AsofBM). A entidade conta com cerca de 1,5 mil filiados e representa os oficiais da corporação e do CBMRS. É, também, vice-presidente da Federação Nacional de Oficiais Militares (Feneme).

Na tarde de quinta-feira, 14, no auditório da Casa das Artes, a Secretaria Municipal de Segurança, bem como a Brigada Militar com a equipe que irá coordenar o Curso de Formação estiveram reunidos com os 20 guardas municipais. Na ocasião, os mesmos foram apresentados, além de abordarem assuntos que serão pautados durante a formação.

As demais aulas ocorrerão nas dependências do Serviço Social do Transporte, Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat). A formação terá duração de 776h e será oferecida e ministrada pela Brigada Militar.

A formação contará com aulas práticas de tiro / cal 12 e pistola (em local específico), condicionamento físico, aulas de direito, sociologia da violência, intervenção em ocorrências e abordagens. Participarão como instrutores, oficiais da Brigada Militar, Delegados de Polícia, e Agentes de segurança de outras instituições.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Foto: José Martim Estefanon