Foi realizada nesta sexta-feira, 18, na Fundação Casa das Artes, a Audiência pública sobre a ligação asfáltica da rota do Pão e do Vinho. O projeto irá auxiliar no desenvolvimento econômico e turístico do Vale do Taquari e da Serra Gaúcha, integrando o Caminho dos Moinhos e o Vale dos Vinhedos.

Estiveram presentes o Prefeito Guilherme Pasin; representando os Municípios do Vale do Taquari, Prefeito de Muçum, Lourival Seixas; da região dos Vales, Rafael Fontana; e da Atuaserra, Gilberto Durante, presidente da Câmara de Vereadores, Moises Scussel Neto. Deputados, Estadual Edson Brum (PMDB), Federais Pompeo de Mattos (PDT) e Giovani Cherini (PR), além de prefeitos, vereadores e empresários dos Municípios pertencentes à rota.

A estrada de 61 Km de extensão envolve diretamente os municípios de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Roca Sales, Muçum, Vespasiano Corrêa, Encantado, Doutor Ricardo, Anta Gorda e Ilópolis. Juntos os Municípios compreendem cerca 166 mil habitantes. São 418 empreendimentos que geram cerca de 2.013 empregos.

Conforme o prefeito de Muçum, o desejo de asfaltar a estrada que liga Muçum a Santa Tereza é antigo e há tempos conversas relacionadas ao tema acontecem. “Temos muitas empresas que necessitam dessas estradas, as quais ligam o Vale do Taquari à Serra Gaúcha. Com a ligação asfáltica mais pessoas conhecerão nossas cidades, impulsionando economicamente”, analisou.

Representando a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE), o Prefeito Pasin conclamou todos a se unirem para concretização do projeto. “Nos faz muito felizes receber esse grupo de pessoas, que imbuídas com o mesmo propósito se dão as mãos para levar o desenvolvimento as nossas cidades. Mãos dadas para que esse projeto, desenvolvido há tantos anos, tenha continuidade e se materialize. Não é pura e simplesmente uma pavimentação asfaltica, mas o futuro mais digno de homens e mulheres que poderão multiplicar a condição de emprego e renda”, destaca.

Após as manifestações ficou definido que o grupo irá para Brasília na próxima terça-feira, 22, para apresentar o projeto a Bancada Gaucha. Após será encaminhado ao Ministério do Turismo e das cidades.

Foto: Ranieri Moriggi