A audiência pública para deliberar sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) foi realizada na tarde desta quarta-feira, 25 de novembro. O encontro foi marcado pela falta de participação comunitária, visto que teve início às 14h e término 10 minutos após, com a realização de apenas uma pergunta sobre a destinação.

O ativista Gilnei Rigotto, presidente da AAECO, questionou sobre a destinação de verbas ao Meio Ambiente. Além disso, Rigotto indagou a falta de público e interesse dos munícipes.

O documento que estima a receita e fixa a despesa do município de Bento Gonçalves para o exercício de 2016, já está em tramitação na Câmara de Vereadores. Ele é resultado da aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), norma que pré-estipulou os repasses que serão realizados a cada setor do Executivo no próximo ano. De acordo com o projeto nº 155/2015, o total previsto para o orçamento municipal do próximo ano é de R$ 435 milhões. Vale destacar que, enquanto a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), aprovada no dia 29 de outubro, fixa metas e objetivos financeiros para o ano seguinte, a LOA estabelece os valores que serão destinados a cada divisão administrativa do município.