O processo de instalação dos sensores de monitoramento veiculares nas vagas de estacionamento da chamada Zona Azul, em Bento Gonçalves, está sendo realizado a passos mais lento do que o estipulado inicialmente. Até agora, das 722 vagas disponíveis na cidade, cerca de 100 receberam a tecnologia, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Segurança através da empresa Rek Parking.

Previstas para serem concluídas poucas semanas após o início, que se deu no fim de abril deste ano, o novo prazo para conclusão da implantação é ainda maior. “O cronograma da empresa responsável pela área azul prevê a instalação até o fim deste ano”, afirma o Coordenador de Políticas Públicas de Trânsito, do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Thiago Fabris.

O procedimento de instalação é considerado simples. Em média, cada sensor leva 40 minutos para ter a instalação finalizada.  De acordo com Fabris, a demora se deve a outras alterações que estão sendo realizadas nas vagas de estacionamento e as más condições climáticas. “Eles andaram fazendo algumas alterações nas vagas de estacionamento, aumentaram os espaços das vagas, era muito pequeno, estreito, com isso perderam algumas. Tudo isso tem que ser aprovado por comissão, por isso deve estar demorando um pouco mais o serviço”, analisa.

Rua Cândido Costa foi a primeira da cidade a receber a tecnologia

Em contrapartida, a diretora adjunta do Instituto de Planejamento Urbano (Ipurb), Melissa Gauer, afirma que não houve redução das vagas, mas sim uma padronização. “Todas estão sendo padronizadas com o mínimo de 5 metros”, afirma.

O sistema está sendo implantado com o objetivo de facilitar a procura por vagas disponíveis, já que o aplicativo da empresa deverá avisar o condutor onde tem um lugar para estacionar. “Irão emitir um sinal verde ou vermelho para cada vaga, mostrando se ela está livre ou ocupada. Para tal, o motorista poderá deixar seu celular no suporte acoplado ao painel ou para-brisa do veículo”, explica Fabris.

As vagas que já contam com os sensores veiculares ainda não estão operando. A tecnologia só entrará em funcionamento quando todas as vagas receberem o sensor.

Motociclistas

De acordo com Melissa, as vagas de motos também estão sofrendo modificações. A intenção é que não fiquem todas concentradas em uma mesma rua. “Estão sendo relocadas. A ideia é com o maior número e locais distribuídos ao longo de toda área, produza um menor deslocamento no destino do condutor”, finaliza.