Não importa se é uma competição estadual, nacional ou internacional, o lugar mais alto do pódio parece estar reservado para a jovem corredora Hélen Spadari. No final de semana, em Porto Alegre, a atleta participou da 40ª edição dos Jogos Universitários Gaúchos (JUGS), e não apenas conquistou as duas provas nas quais participou, como também melhorou os seus índices pessoais, mostrando mais uma vez evolução dentro do atletismo.

Hélen vem se destacando pelas provas com obstáculos. Porém, nos Jugs, elas não fazem parte do caderno de eventos, que apenas contempla as de velocidades. Mas isso não foi problema para a corredora nascida em Bento Gonçalves, mas que vive me Pinto Bandeira.

Nos 1500m rasos, Hélen, que estava representando a Universidade de Caxias do Sul (UCS) foi soberana do início ao final e encerrou a prova em 4min44s. A diferença para as demais adversárias foi tamanha que a segunda colocada chegou mais de 32 segundos atrás. Na segunda prova, de 5000 m, Hélen obteve a vitória com um tempo final de 18min14s06 contra 18min36s27 da segunda colocada, Sabrina Heitling, da FacSogipa.

O título nas duas provas e a melhora em suas marcas pessoais foram comemorada por Hélen. “Eu melhorei o tempo em ambas as disputas. Nos 5000m fui cerca de 30s mais rápida, o que é significativo. E na outra prova fui dois segundos mais rápida do tempo que obtive no GP do Uruguai, neste ano”, destaca.

Apesar de ser a quarta participação em Jugs, está foi a primeira conquista em provas de longas distâncias e sem obstáculos. “Em 2017, eu ganhei os 400m com barreiras. Não era minha preferência, mas optei por correr pois queria classificar pelo brasileiro. Nos demais anos, nestas provas de velocidade sempre tive concorrentes fortes e nunca tinha conseguido vencer, até esse final de semana”, conta

Ela conta ainda que o tempo final poderia ter sido ainda melhor. “Assumi a liderança nas duas provas desde o início, o que dificulta um pouco em superar mais as marcas, se tivesse alguém mais forte puxando a prova, poderia ter ido melhor.  Mas estou bem contente com meu desempenho. É sempre importante participar destes eventos para mantermos o ritmo”, exalta.

As marcas obtidas nos Jugs auxiliam Hélen para as provas de obstáculos, que são o foco principal e que garantem pontuação que a deixa entre as melhores no ranking nacional.  As próximas competições a serem disputadas são o estadual adulto em julho, em Porto Alegre e em agosto o Troféu Brasil.

Apesar de representar uma universidade, a atleta não recebe da mesma nenhuma ajuda financeira. Para participar da competição, a jovem corredora contou com apoio do município de Pinto Bandeira e de sua família.