A capital dos cariocas é sede desde quinta-feira, 15, do Supercampeonato Brasileiro de Taekwondo. A seleção gaúcha conta com três atletas de Bento Gonçalves, da Academia Zago, os quais vislumbram pontuação no ranking nacional.

O torneio neste ano sofreu alterações da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD). Ao invés de apenas um atleta de cada federação e categoria, a entidade optou por dois lutadores. Além disso, o atleta vencedor ganha 20 pontos no ranking nacional, só ficando atrás da Copa do Brasil. Por isso, é muito desejada pelos lutadores.

O primeiro a lutar foi o Victor Bruckmann, na categoria 12 a 14 anos até 41kg. O garoto, um dos melhores da categoria, acabou logo na primeira luta, enfrentando o atual campeão. Mesmo ganhando o primeiro round, Bruckmann foi superado nos demais e acabou eliminado.

Os outros dois bento-gonçalvenses na busca do título fecham a programação do torneio nacional no domingo 18, ambos na categoria máster 1. Natália Zanetti até 51kg e Leandro Pereira acima de 80kg. De acordo com o professor e técnico, Volnei Zago, os dois têm condições de chegar ao título da competição. “Estão em excelente nível técnico, com reais condições de conquistar a competição. Se vencerem entram na briga por uma pontuação que os qualifique para estar entre os 2 melhores no ranking nacional, que os leva para uma seletiva fechada, em fevereiro e podem integrar a seleção brasileira de 2020. Estamos torcendo muito e confiantes no potencial deles”, destaca.