Os atletas da equipe Academia Zago/Clube Botafogo se preparam para mais uma nova fase do Campeonato Estadual de Taekwondo. O evento acontece em Pelotas durante o segundo final de semana de junho.

Os lutadores já participaram da primeira etapa que ocorreu em Caxias do Sul. A equipe conquistou duas medalhas de ouro, uma de prata e ainda uma terceira colocação nas disputas.

Nas categorias de faixa colorida, Lucas Censi conquistou o ouro (infantil até 45 kg) e Cassiano Castro terminou no terceiro lugar (infantil até 39 kg).

Os destaques em faixa-preta da equipe, até o momento, são Winícius Bruckmann (cadete até 53 kg) e Victor Bruckmann (cadete até 33 kg). Os irmãos obtiveram bons resultados na etapa de Caxias do Sul: Victor conquistou o ouro e Winícius a prata.

A partir das pontuações obtidas na primeira etapa, os irmãos se credenciam ao processo de classificação para o Grand Slam. É a partir dessa fase que os lutadores podem chegar à Seleção Gaúcha e disputar os torneios nacionais.

De acordo com Mestre da equipe, Volnei Zago, chegar à seleção é um processo complicado. “Eu estou ensinando o esporte em Bento Gonçalves há 16 anos, e apenas quatro atletas daqui conseguiram chegar à seleção estadual”. Em caso de classificação ao Grand Slam, o atleta ainda precisa passar por uma fase de confronto direto com mais três adversários. Apenas o melhor vencedor assume o posto no selecionado gaúcho.

Os atletas Winícius e Victor podem se juntam à colega de equipe, Eduarda Demarchi, que já é membro da Seleção Gaúcha de Taekwondo.