Eduarda Demarchi representa a Seleção Gaúcha na categoria Juvenil até 52 quilos


Desde sexta-feira, 8 de junho, atletas de todo o país estão em Cuiabá, capital do Mato Grosso, para a realização do Campeonato Brasileiro de Menores de Taekwondo. O torneio voltado para as categorias infantil, cadete, juvenil e sub-21 é uma das maiores competições do calendário nacional e contará mais uma vez com a presença de Eduarda Demarchi, lutadora de Bento Gonçalves.

Atleta da Academia Zago, garantiu mais uma participação pela Seleção Gaúcha após classificação no Grand Slam ocorrido em Guaíba, em maio. Com a conquista, Eduarda avançou pela terceira vez a um torneio nacional de taekwondo, mas dessa vez compete na categoria juvenil até 52 Kg.

Para o Mestre Volnei Zago, que trabalha com a competidora há anos, para a edição de 2018 há grandes chances de que seja atingido um dos postos mais altos do pódio pela bento-gonçalvense. “Agora ela está mais experiente e competindo com peso mais baixo do que no ano passado, por exemplo. A nossa expectativa é de que ela vença as duas primeiras adversárias e já garanta uma medalha”, analisa Zago.

A projeção otimista também surge nos planos de Eduarda Demarchi, que já está na capital mato-grossense desde sexta-feira, dia de pesagem oficial. “Embora a chave da competição esteja forte e com boas lutadoras, sinto que treinei e foquei muito para este momento. Acredito que tenha condições de avançar neste Brasileiro”, afirma, confiante.
As lutas envolvendo atletas mulheres da categoria juvenil iniciam no início na manhã de sábado, 9 de junho. Os duelos devem estender-se até ao meio dia. Na sequência, serão realizadas as premiações para as vencedoras do torneio nacional.

De acordo com Eduarda Demarchi, chegar ao fim da manhã ainda em disputa e com possibilidade de medalha, será a coroação de um árduo trabalho. “O principais objetivos sempre serão adquirir mais experiência e aprendizado. Porém estamos em busca de uma medalha e de estar no pódio. Foram incontáveis treinos, corridas, dietas, sessões de fisioterapia, tudo direcionado a esse momento”, avalia a competidora de Bento Gonçalves.