A atleta de Bento Gonçalves Eduarda Demarchi embarca amanhã, 22, para Londrina-PR, cidade que sedia o Campeonato Brasileiro de Taekwondo, torneio anual da Confederação Brasileira.

Eduarda, de 15 anos, é a atleta titular da categoria Juvenil até 63 kg da Seleção Gaúcha da modalidade. Ela conquistou o posto depois de participar das etapas do ranking estadual e vencer outras três atletas nas eliminatórias.

Essa é a primeira vez que uma lutadora de Taekwondo de Bento Gonçalves participa do torneio nacional. Segundo Eduarda, essa é uma boa chance de mostrar o nome da cidade para o país. “Eu quero representar Bento Gonçalves e também o Rio Grande do Sul no taekwondo. E a partir disso ter uma boa pontuação no ranking nacional e entrar para a seleção brasileira”, comenta a jovem.

O Campeonato Brasileiro é o torneio de maior nível do esporte, já que somente lutadores das seleções estaduais podem participar. A competição tem valor de 20 pontos no ranking do taekwondo no Brasil. A atleta é treinada pelo Mestre Volnei Zago há oito anos. “Ela sempre foi destaque desde os primeiros campeonatos que participou”, explica o treinador, que acredita em bom resultado da jovem em Londrina.

Para Eduarda, o objetivo maior é obter um bom resultado e se credenciar à seleção nacional. “Eu vou pensando no ouro no Campeonato Brasileiro, mas meu objetivo maior é ficar nos três primeiros lugares e conseguir boa pontuação no ranking”, explica.

De acordo com o técnico Volnei Zago, a disputa por uma atleta jovem e mulher pode ajudar a divulgar o esporte em Bento. “A participação dela é importante já que a cidade é carente de competidores de taekwondo. Os bons resultados ajudam”, explica.

A lutadora fez o último treino ontem, 20, e embarca para o Paraná dois dias depois. A primeira etapa a ser vencida por Eduarda Demarchi na competição é a pesagem, na sexta-feira, 23. As lutas da categoria Juvenil começam às 8h do sábado, 24, no Ginásio Moringão.