A Associação Gaúcha de Secretários de Turismo (Astur) – criada em 22 de janeiro numa iniciativa das secretarias de Turismo de Garibaldi, Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canela, Caxias do Sul, Gramado e Nova Petrópolis – foi apresentada formalmente na quinta-feira, 12 de fevereiro, ao secretário de Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, Juvir Costella. No encontro, que teve a participação do diretor de Turismo do órgão estadual, Abdon Barretto Filho, a presidente interina da entidade e titular do Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, ressaltou o objetivo da Astur. “A associação está aí para fortalecer o turismo gaúcho e para abrir um canal representativo de interlocução com os governos estadual e federal”, afirmou.

Um dos pontos ressaltados na reunião foi a importância da presença do Estado ao lado das cidades e regiões na promoção do turismo em feiras nacionais e internacionais, como também na busca de recursos junto à Embratur para essas ações. Desde 2009, Porto Alegre e Serra Gaúcha trabalham a promoção turística de forma conjunta, num processo de regionalização do turismo e criação de uma oferta de atrativos diversificados e complementares para aumentar a competitividade da região frente a outros destinos. De acordo com os secretários integrantes da Astur, a marca Porto Alegre e Serra Gaúcha é a que hoje move o turismo gaúcho, por ser um produto turístico pronto, capaz de ampliar o fluxo de visitantes no estado, e merece por isso uma atenção especial, seja em investimentos nas cidades, seja na promoção dos destinos. Foi defendida também a categorização das regiões turísticas gaúchas na priorização de investimentos.

Costella recebeu da Astur uma lista de cinco feiras nacionais e outras três internacionais, nas quais Porto Alegre e Serra terão participação conjunta este ano, e nas quais seria importante a parceria do estado. Na lista de feiras estão a ITB (Berlim), a FIT (Buenos Aires), a WTM (Londres), a WTM Latin America (São Paulo), a Abav (São Paulo), a BNT do Mercosul (Balneário de Penha/SC), Festival de Turismo das Cataratas (Foz do Iguaçu) e Festival de Turismo de João pessoa.

“Os municípios aqui presentes representam 80% do PIB do turismo gaúcho, o que faz deste um encontro histórico tanto pela importância econômica do setor como pela ajuda que o turismo pode dar neste momento de dificuldades financeiras do estado”, afirmou o secretário. Segundo Costella, a partir da metade de março, com a definição orçamentária das secretarias estaduais, será possível estabelecer ações conjuntas. “A secretaria será parceira dos municípios na promoção”, adiantou. De acordo com o diretor de Turismo, a intenção é também repensar formato da participação em feiras visando mais eficiência, melhor retorno e o estímulo à presença da iniciativa privada do setor nestes eventos.

Além de Rosa Helena e Moraes, participaram do encontro os secretários de Turismo de Garibaldi, Ivane Fávero, de Bento Gonçalves, Gilberto Durante, de Nova Petrópolis, Daniel Carmago, e os representantes de Caxias do Sul, Maria Helena Madalosso e Enio Martins, e de Canela, Moisés Souza.