ASSIM É FÁCIL!
Quando Yeda Crusius governou o Estado, vendeu metade do Banrisul e fez empréstimo de mais de um bilhão de dólares, mas seus seguidores, fiéis como labradores, não hesitaram em dizer que “havia solucionado o déficit do Estado”. Ledo engano! Veio Tarso Genro e usou dinheiro dos depósitos judiciais, como outros já havia feito. Mas, no governo de Yeda e de Tarso, os salários dos servidores tiveram correções. Na época, afirmei aqui, na Coluna, e assinei embaixo, que o Estado brevemente não conseguiria pagar os salários. Bingo! O óbvio-ululante, que só eles não viram, aconteceu: Sartori não consegue pagar os salários. E isso que ele aumentou brutalmente o ICMS que todos nós pagamos. Sem se preocupar com a GESTÃO, aumentando impostos, vendendo estatais, fazendo empréstimos, qualquer um governa o que quiser.

MAS, ELES ABUSAM!
Os problemas com a GESTÃO pública não são só do Rio Grande do Sul. Eles são do País todo, inclusive dos municípios e da União. Na quinta-feira, os “mui leais e valorosos” parlamentares decidiram conceder “incentivos” e “benesses” a empresários e ao funcionalismo, sem a mínima preocupação com as contas públicas e com o dinheiro que tomam do povo. Claro! Não sai do bolso deles! Agora o prefeito de Porto Alegre – que nada mais é do que um imenso BURACO ao lado do Guaíba, com todas as ruas sucateadas – está às voltas com a Câmara de Vereadores.

MAS, ELES ABUSAM! II
O prefeito da Capital quer acabar com absurdos inomináveis, como “licença-prêmio”, aumentos salariais de até 25% sobre TODOS os ganhos salariais e outros, de funcionários QUE TÊM ESTABILIDADE NO EMPREGO. Pasmem! Na empresa privada, mesmo com 30 anos, qualquer um pode ser demitido e não tem essas excrescências salariais. Os governantes abusam, valendo-se do NOSSO DINHEIRO. A pergunta é: Como que eles têm coragem de conceder tais benefícios a quem tem estabilidade? Simples: NÓS PAGAMOS! E NADA FAZEMOS! Então prefeitos, governadores, presidente, deputados, senadores e vereadores abusam, deitam e rolam, fazendo essas “caridades” com o NOSSO DINHEIRO.

E AGORA, AS ELEIÇÕES!
Na verdade, o que virá é um imenso “teatro de variedades”, com palhaços na plateia, no caso nós, os eleitores. Para começar, o FUNDO PARTIDÁRIO – dinheiro dos nossos impostos – que será utilizado pelos partidos, beneficiará “OS DE SEMPRE”. Sim, porque os que estão no poder não distribuirão igualmente os recursos. Quem se candidata pela primeira vez terá que “se virar”. Funcionários públicos podem “se licenciar” com muita antecedência, SEM prejuízo nos seus salários, algo impensável para nós, mortais comuns, pagadores de impostos e desses salários. E há que se considerar, também, que setores empresariais e da grande imprensa têm seus “FAVORITOS” (aqueles que lhes concederão benesses depois de eleitos). A pergunta é, portanto: QUE ELEIÇÕES SERÃO ESSAS, senão um “teatro” com início, meio e fim de pleno conhecimento de todos os “palhaços”?

RESPEITO TODOS GOSTAM!
Mas aqui, em Bento Gonçalves, não são todos os que sabem respeitar. Há proprietários de cães que os levam para passear em ruas e praças, em a menor preocupação em recolher os dejetos que seus animais deixam nesses locais. Tenho andando mais a pé, ultimamente. E vi muitos sinais de pés arrastados em calçadas para limpar a sujeira de cães. O que será que uma pessoa dessas pensa? Que pode tudo? Que o que é do povo pouco importa? Que se danem os que pisarem nas sujeiras de seus cães? Sim, sei que há muitas pessoas conscientes, educadas, civilizadas que levam consigo sacos plásticos para o devido recolhimento. Mas, por que TODOS não fazem o mesmo? Falta de educação? De civilidade? De respeito? De tudo isso somado?

MAIS PROTESTOS!
Pois é, como se não bastassem as pauladas que levamos na gasolina (menção honrosa para o governo Sartori, que aumentou o ICMS novamente), no gás e na energia elétrica (saudades de algum outro tempo?), eis que tramita no Congresso Nacional projeto que prevê aumento de mais 4 ou 5% na energia elétrica com o objetivo de “ressarcir as empresas” dos “gatos” (leia-se ROUBO). Essa gente “de bem e do bem”, que protesta “contra a corrupção” enquanto roubam energia elétrica, receptam produtos roubados e muitas coisas mais precisam SER COMBATIDOS, PUNIDOS. Ah, sim, sei! É mais fácil inventar mais impostos e aumentar preços, não é mesmo? Até quando o povo suportará tudo isso pacificamente, sem reação, de forma omissa?

E COMO ESTÁ A CPI?
Pois é, me perguntaram como está a criação da CPI do Plano Diretor. Bem, o que sei é que o presidente da Câmara, Moisés Scussel, mandou arquivar o pedido feito por vereadores. Sei, também, que já foi solicitado ao Ministério Público que as investigações tenham levantado o “sigilo” (será negado?). Como o assunto é de total interesse público, já que afeta a todos, espera-se novos desdobramentos para muito breve. Teremos?

ÚLTIMAS

Primeira
Nesta segunda-feira, dia 16, o CIC/BG terá reunião-almoço e a palestrante será SIMONE LEITE, presidente da Federasul, no Centro Empresarial. O tema da palestra será “Engajamento Cívico”. Imperdível, sem dúvidas!

Segunda
Indústria de São Paulo aponta queda de 10,9%. Bem, considerando-se que empresários paulistas apoiaram e apoiam esse governicho do Temer, certamente não estão reclamando, né?

Terceira
Quem não lembra que ele foi apoiado para assumir e mantido no poder, mesmo depois de tantos escândalos, inclusive envolvendo ministros e amigos? Pois é, a conta sempre chega!

Quarta
Está sendo gestada a isenção da conta de energia para quem recebe até meio salário mínimo. Protestos virão! Mas não protestarão contra os que roubam energia elétrica;

Quinta
Por falar em roubar, o “sonegômetro” dos agentes fiscais apontava ontem a “bagatela” de 303 BILHÕES de reais. Dinheiro de impostos que pagamos, mas que não são recolhidos aos cofres públicos;

Sexta
Dia 18 recomeça o Brasileirão. Há os que sentirão saudades. Há os que farão comparações com a Copa do Mundo. Quem se sentirá melhor?