O reajuste proposto aos bancários pode acabar em greve geral nos próximos dias. A melhoria salarial é a pauta da vez, em assembleia às 18h de hoje, na sede do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Bento Gonçalves (SEEB-BG). A categoria reivindica um aumento real de 16%, 5,6% de aumento real e 9,88% de reposição da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Os bancos oferecem apenas 5,5%.

De acordo com o presidente do Sindicato, Luís Carlos Favaretto, o oferecido pela classe patronal não é o que os bancários esperavam. “Consideramos a inflação do período de setembro a setembro, mais 5% de ganho real. Como a inflação desse período foi de quase 10%, daria em torno de 16% o que estamos pedindo. Só que os banqueiros ofereceram apenas 5,5% e 2,5% de abono”, explica o diretor sindical.

Caso a categoria não aceite a proposta dos bancos, existe a possibilidade de greve a partir do dia 6 de outubro. Durante esse período, ainda pode haver uma nova proposta, explica o presidente. “Vamos decidir a partir dessa conversa e os sindicatos do estado comunicam em âmbito nacional. O mais provável é que a categoria não aceite este reajuste”, relata.

O presidente lembra que, no ano passado, o reajuste salarial foi de 8%, quando a inflação se apresentava em 6%. “Agora fica difícil aceitar”, confessa o líder sindical, enquanto aguarda a assembleia.