Assassinato do Português
Não, não é do português de Portugal, aquele das piadas que inventam no Brasil. Falo da “língua mãe”. E o palco maior desses assassinatos por atacado são perpetrados nas redes sociais e nos e-mails. Há, sim, erros de digitação e os ocasionados pelo “corretor”, mas são facilmente identificados. Quando o Ministro da Educação escreve DUAS vezes a palavra “paralisação” com “z” constata-se que é preciso tomar-se atitudes drásticas para combater os “crimes”.

Morte Matada!
Um dos erros grosseiros mais comuns é usar o “mal” e “mau” indevidamente. Ler-se “mal caráter” é comum. Será que não sabem que o antônimo de “bem” é “mal” e o de “bom” é “mau”? Creio que não, porque nunca li “bem caráter”, só “mal caráter” e outras coisas do gênero. Diariamente recebo centenas de e-mails e mensagens de texto ou WhatsApp. Muitos dos erros são, claramente, feitos por desconhecimento do português. Rui Barbosa deve estar dando cambalhotas no paraíso celeste.

É proibido opinar!
A cada dia recrudescem mais as agressões, ofensas e desconstituições daqueles que têm a “ousadia” de emitir suas opiniões, notadamente nas redes sociais. Quando, a partir da década passada, escrevi aqui, na coluna, que o Brasil seria dividido em APT e DPT (antes do PT e depois do PT) não imaginava que isso seria tão visível, palpável, notório. Hoje, quem aponta os desmandos de Bolsonaro e família são chamados de “petistas”, “comunistas” e outros qualificativos. Se defendem Bolsonaro e família, são chamados de “coxinhas” e outros impublicáveis. Ou seja, o petismo e antipetismo campeiam solto pelo Brasil. E o Brasil é quem sofre com isso.

Guerra declarada
Mesmo assim, como disponho desta coluna para OPINAR, devo fazê-lo, haja o que houver. Assim, penso que está mais do que na hora daqueles que assessoram o presidente chegar junto a ele e mostrar-lhe que não é mais o deputado inconsequente que foi – inclusive mudando nove vezes de partido e falando o que lhe desse na telha – mas que é o PRESIDENTE DA REPÚBLICA e como tal deve portar-se, com direitos e obrigações institucionais. A última dele, nesta quarta-feira, foi atacar o pai de Michele Bachelet que foi presidente do Chile. Declara uma guerra por dia! Quem lucra ou se beneficia disso? Quem perde, obviamente, é o Brasil.

Tem que cortar!
A Fundação CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) anunciou o corte de 5.613 bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado que estavam previstas para os últimos quatro meses de 2019. Cortes também foram feitos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq -, outra agência federal de financiamento de pesquisadores. Faz bem o Governo Bolsonaro!

Para economizar
A economia será de mais de 37 milhões neste ano. Esses “comunistas” que estão estudando e pesquisando devem estar “tramando” algum golpe contra o Governo. Certo o Bolsonaro! Assim deverá sobrar mais dinheiro para o Fundo Partidário (querem aumentar para mais de 3 bilhões) e Fundo Eleitoral (1,8 bilhão), beneficiando partidos e políticos. Que se danem os estudantes! Todos “petistas-comunistas”.

Mais cortes
Sim, vamos ter mais “petistas-comunistas” que terão que se virar. No Orçamento Federal de 2020, o Governo Federal propôs redução nos recursos destinados a PROGRAMAS SOCIAIS. Os cortes atingem recursos destinados à população mais vulnerável. O Programa Minha Casa Minha Vida caiu de 4,6 bilhões para 2,7 bilhões, sendo que de 2009 a 2018 a média era de 11,3 bilhões anuais (azar dos “petistas-comunistas”).

E mais cortes ainda…
No Bolsa Família não haverá correção pela inflação dos repasses (beneficiados terão que aplicar menos na Bolsa de Valores e em contas no exterior”). Mas, não ficou por aí. Os cortes atingem também o FIES, que será reduzido de 13,8 bilhões para 10,2 bilhões (aos estudantes de baixa renda, bem feito!). Dá-lhe, Governo da Pátria Amada Brasil! Os pobres terão um Brasil acima de tudo e Deus acima de todos! Pouco bom? (por favor, estou ironizado, viu, prezado leitor?).

Coisas nossas
Eu já havia falado sobre isso várias vezes na Coluna. Depois o colunista Paulo Caleffi também abordou o assunto. Nesta quarta, dia 4, o Jornal Semanário fez ampla reportagem sobre a absurda fiação que polui a área central da cidade. O assunto é importante. Deve voltar à pauta. E já batemos recorde de assassinatos em Bento. Esse recorde não precisávamos ter, não?

Últimas

Primeira: A petezada era acusada de “aparelhar” os órgãos e poderes públicos. Mas, será que estou entendendo errado ou o mesmo está sendo feito por outros partidos desde que apearam o PT do poder?

Segunda: O Bolsonaro, por exemplo, não está “aparelhando” tudo com seus correligionários e amigos militares? Agora ele está comprando briga até com o Ministério Público Federal. O homem é “faca na bota”, mesmo. Que coisa!

Terceira: A petezada deita e rola com seus desmandos e os antipetistas-bolsonaristas detonam quem aponta ou noticia essas coisas todas. Vivemos a era DPT com intensidade e maestria;

Quarta: E se observarmos o que aconteceu em Gramado, com os artistas que participavam do Festival de Cinema e protestaram contra ações do governo, veremos que os antipetistas nada devem aos petistas em termos de intolerância;

Quinta: “São ordens do Capitão”. É assim que ministérios pretendem “desburocratizar” a formação de condutores de veículos, a CNH. Querem extinguir a educação para o trânsito seguro. Leia no Correio do Povo, pagina 2, edição do dia 2 de setembro. Preocupante!

Sexta: “Resolvido” o problema da rua Eugênio Valduga com a Góis Monteiro: retiraram os tachos refletivos, com o quê a absurda conversão à esquerda fica “autorizada”. Agora falta tirar os tachões para “permitir” o acesso à esquerda pela rua Góis Monteiro, completando a “bela obra”;

Sétima: Na semana passada o Inter foi eliminado da Libertadores. Esta semana o Grêmio, inacreditavelmente, foi eliminado da Copa do Brasil pelo Athletico-PR. Surpresas? Não para quem acompanha futebol;

Oitava: O que virá agora? Não aposto uma água mineral sem gás em qualquer da dupla grenal, apesar do Grêmio ter parada mais dura;