Até o dia 22 de setembro, Bento é palco para o ‘Bento em Cena’ e a ‘Mostra Bienal de Teatro’, realizado em diversos locais da cidade

A Arte é uma forma de expressar o que cada um sente no íntimo. Ela traduz as experiências de vida, além de ser um veículo de informação. Em cada trabalho artístico é percebido uma certa tendência , um estilo de época marcado por fatos que atingem a sensibilidade do artista. Tudo isso se traduz a cada espetáculo, a cada obra de arte, a cada detalhe pensado pelo artista. Para o público, sentir, presenciar e viver a arte, também é uma experiência incrível. Por isso, os bento-gonçalvenses têm a oportunidade de prestigiar diferentes apresentações na ‘Mostra Bienal de Teatro’ e no ‘Bento em Cena’, realizado pela secretaria de Cultura e pela Fundação Casa das Artes, que ocorre até o dia 22 no município.

Diferentes locais da cidade se tornam palco de uma intensa programação das artes cênicas, com apresentações e workshops de fantasia, beleza, lirismo, risadas e surpresas para todas as idades. As atividades ocorrem no ‘Bento em Cena’ e na ‘Mostra Bienal de Teatro’. A segunda delas visa promover a circulação e difusão do segmento na cidade, incentivando a prática teatral e a formação de plateia. Ao todo, 9 espetáculos estão programados e ocorrem em 3 locais: Fundação Casa das Artes, praça CEU (no Ouro Verde) e praça Ismar Scussel.

De acordo com o diretor de Cultura, Cristian Bernich, ano passado foi criado o Bento em Cena. Neste ano, foi ampliado com a Mostra Bienal. “Queremos congregar os artistas locais com o público e difundir as artes cênicas. Nosso intuito é não somente divulgar nossos artistas, mas também tentar, de alguma forma, potencializar o trabalho deles, profissionalizar com esta troca de conhecimentos com os artistas que vem de fora, que já tem um renome, que são consagrados, que são doutores, mestres e que vem com uma grande bagagem para fazer uma troca com os artistas daqui”, salienta. Segundo ele, a intenção é que surjam novos grupos, artistas, diretores, coreógrafos.

Para ele, quem ganha não são somente os artistas, mas toda a comunidade que prestigia estas atividades. “Temos bons artistas e, por conseguinte, o resultado de suas ações serão maiores e isso interessa o público. O festival tem essa cara de fazer com que surjam novos grupos e que a comunidade consiga prestigiar e conhecer os trabalhos dos artistas que estão na cidade. No sábado, por exemplo, para fechar com chave de ouro o ‘Bento em Cena’, teremos a apresentação do Ballet Vera Bublitz, que já são reconhecidos internacionalmente”, destaca.

A entrada das apresentações e dos workshops é franca mediante a doação voluntária de 1 kg de ração para cães e gatos ou 1 kg de alimento não perecível, que serão destinados ao Conselho Municipal do Bem Estar Animal ou para a Secretaria de Habitação e Assistência Social. Para inscrever-se nos Workshops, envie um e-mail para [email protected].