É quase um ritual descascar a batata, tirar as ramas da cenoura e as folhas da couve-flor e encarar tudo isso como lixo orgânico. É nessas partes desprezadas, no entanto, que se encontram diversas vitaminas, fibras e ferro para o bom funcionamento do organismo. “Hoje, temos estudos que comprovam que as partes ditas não convencionais como cascas, talos, entrecascas, sementes e folhas contêm o equivalente ou mais vitaminas e minerais quando comparados com a parte comumente consumida”, afirma Camila Rezende, nutricionista.

“Em alguns casos, este número pode chegar em até 28 vezes mais, como é o caso da semente de abóbora que possui este número a mais de fibras se comparado com a própria abóbora. Precisamos mudar nossa cultura e aprender a utilizar essas partes como forma de diminuir o desperdício de alimentos, além de agregar valor nutricional às preparações”, ela acrescenta.

Camila comenta as propriedades e os benefícios de alguns alimentos, e de quebra, dá dicas de como eles podem ser aproveitados no dia a dia.

Casca de batata (doce branca): tem uma quantidade de potássio duas vezes maior do que a batata. O potássio tem grande importância no movimento dos músculos, evitando cãibras, e também atua na transmissão dos impulsos nervosos.
Como aproveitar: pode ser usada para fazer chips assados.

Folha da couve-flor:
as folhas possuem 21 vezes mais vitamina C que a própria couve-flor. Ela é importante para manutenção do sistema imunológico.

Como aproveitar:
pode ser usada para preparar, por exemplo, um charutinho recheado. Fica uma delícia e muito nutritivo. Outra opção é preparar uma esfiha ou até refogar para acrescentar à refeição.

Rama da cenoura:
possui quatro vezes mais proteínas e 14 vezes mais cálcio quando comparado com a cenoura. A proteína e o cálcio têm papel importante na manutenção da estrutura corporal como músculos e ossos. A falta dele pode causar sérios problemas de saúde.
Como aproveitar: pode perfeitamente substituir a salsinha em qualquer preparação. O sabor e aparência são bem parecidos.

Casca do abacaxi:
possui três vezes mais fibras do que na polpa do alimento. A fibra é importante para o organismo, pois auxilia no bom funcionamento do intestino e controle da saciedade.
Como aproveitar: ela é ideal para preparar um suco. Apenas é necessário cozinhá-la por alguns minutos e bater com água. Depois é só coar e servir.

Casca do maracujá:
possui 10 vezes mais fibras do que no suco. A fibra é importante para o organismo, pois auxilia no controle do colesterol.
Como aproveitar: com ela podemos fazer uma deliciosa e nutritiva farinha para ser acrescentada à refeição.

Casca do limão: possui 11 vezes mais potássio do que na polpa. O potássio é importante porque participa da contração muscular e faz parte da formação de ossos e dentes.
Como aproveitar: pode ser usada para finalizar pratos, podemos consumi-la cristalizada ou até bater com outra fruta para tomar um delicioso suco.

Talos de agrião: possui duas vezes mais cálcio do que nas folhas. O cálcio é importante para a formação e manutenção dos ossos e dentes.
Como aproveitar: com ele podemos preparar um patê, fazer um pesto e até bater com suco de limão.

Fonte: www.daquidali.com.br