Depois de diversos adiamentos e apontamentos de entraves, o novo Presídio Estadual de Bento Gonçalves será inaugurado oficialmente na quinta-feira, 5 de outubro. A informação foi divulgada pela assessoria de comunicação dos Serviços de Administração Penitenciária e confirmada pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). A cerimônia ocorre a partir das 10h e contará com a presença do governador Eduardo Leite (PSDB).

Considerada modelo de penitenciária ao Governo Estadual, a casa prisional de Bento Gonçalves será um teste para a Susepe e demais órgãos, afinal o local prevê atividades não realizadas em outros estabelecimentos, devido a precaridade dos serviços. Na Capital do Vinho, a nova estrutura tem capacidade para 420 vagas em regime fechado e foi construída através de permuta assinada entre o governo gaúcho e a empresa Verdi Sistemas Construtivos. O valor do projeto beira R$ 30 milhões, que serão pagos via permuta do prédio da Superintendência do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem – DAER, de Bento Gonçalves, avaliado em R$ 19 milhões.

Além da nova estrutura física, algumas normas e regras serão determinadas na Penitenciária, como por exemplo, o uso de uniformes. Além disso, cada apenado receberá seu aparelho de barbear, entre outros materiais para higiene diária. De acordo com a Susepe, grande parte das celas possuirá oito camas de concreto. Outras celas, foram adaptadas para receber pessoas com necessidades especiais. Com a nova casa, os agentes penitenciários não terão mais contato físico com os detentos. As celas são térreas, enquanto o monitoramento é realizado no segundo pavimento.

Resgate da dignidade

Em diversas ocasiões, o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, salientou que o novo local será modelo para as demais penitenciárias, pois, com as novas condições físicas, o detento poderá resgatar a sua dignidade e voltar ao convívio social, caso esteja decidido a isso, em virtude da nova casa oferecer serviços na área da saúde, educação, entre outros. Na nova penitenciária também haverá espaço para visitas íntimas, ambulatório, consultório odontológico, sala para coleta de exames, auditório, salas de aula e para oficinas, parlatório, auditório e ambientes multiuso, entre outros ambientes.