Cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) estão desenvolvendo um aplicativo que deve colaborar com a rotina de quem vive no campo. Ele poderá ser baixado gratuitamente nos smartphones e contará com previsão do tempo e informações pluviométricas voltadas para a agricultura. O programa será integrado com o SOS Chuva, que alerta a população quanto à ocorrência de tempestades.

A versão agrícola, mais do que somente mostrar onde está chovendo, irá armazenar dados sobre o volume de água em determinada região – isso auxilia o agricultor, que poderá acompanhar e identificar variações de produtividade. A expectativa dos pesquisadores é que a ferramenta contribua para a definição de estratégias para a chamada agrometeorologia de precisão, que analisa a variabilidade da produção a partir de fatores como fertilidade do solo e recursos hídricos.

Os cientistas também pretendem aumentar a compreensão da dinâmica das nuvens e melhorar modelos matemáticos usados na previsão climática. O aplicativo ainda está sendo desenvolvido e segue em fase de testes.

SOS Chuva
Lançado em outubro do ano passado, o aplicativo SOS Chuva pode ser baixado gratuitamente em smartphones e já conta com mais de 60 mil usuários. Por ele, a população consegue obter informações sobre a incidência de chuva, granizo ou tempestade com precisão de um quilômetro e antecedência de 30 minutos a seis horas.