Iniciou na manhã de terça-feira, 2 de setembro, a instalação das tornozeleiras eletrônicas nos apenados do regime semiaberto do Presídio Estadual de Bento Gonçalves. A juíza da Vara de Execuções Criminais de Bento, Fernanda Ghiringhelli de Azevedo, autorizou o uso dos equipamentos por 60 dias, após o incêndio no albergue do presídio ocorrido no dia 25 de agosto.

Inicialmente, 52 detentos serão monitorados eletronicamente. De acordo com o administrador prisional Edson Righi, estão sendo apresentadas as opções de utilizar o equipamente ou retornar ao regime fechado. Devido à necessidade dos acertos burocráticos e à programação do mapeamento do monitoramento eletrônico, o representante da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) prefere não estipular um prazo para conclusão da instalação das tornozeleiras.

Os 13 apenados que estavam na cela onde teve princípio o incêndio e, portanto, considerados suspeitos do crime, foram transferidos para a Penitenciária Industrial de Caxias do Sul. Outros dois detentos foram transferidos para os presídios de Cachoeira do Sul e Jaguarão. Oito presos sem autorização para saídas, mas que estavam em outro na cela no momento do incêndio, seguem na cidade.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 3 de setembro.