A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) endureceu as regras para exposição de tabaco e derivados em pontos de venda. A decisão foi votada durante reunião de diretoria de colegiado na manhã desta terça-feira, 16. Expositores luminosos e com movimento ou som foram proibidos. Os expositores de cigarros só poderão ser colocados dentro dos estabelecimentos o mais distante possível de doces e brinquedos, sem poder estar nos balcões ou caixas.

Outro ponto que muda é a área em expositores destinada para as advertências sobre os riscos de fumar, que antes estava fixada em 10% do total. Venda de produtos com tabaco e derivados pela internet, distribuição de brindes e amostras grátis também não poderão mais acontecer.

As regras referentes aos expositores e mostruários devem entrar em vigor em maio de 2019. Já a exposição dos produtos longe de doces e brinquedos deve valer a partir de maio de 2020. Em maio deste ano, entram em vigor as novas embalagens de cigarros, que trazem imagens de advertência com mais destaque.