A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na terça-feira, 6 de março, um novo medicamento que evita a coagulação do sangue e, assim, previne condições como o Acidente Vascular Cerebral (AVC).

O produto inédito no país trata-se de um anticoagulante, que tem como nome comercial Lixiana (edoxabana). A droga é produzida pela empresa de origem japonesa Daiichi Sankyio Brasil Farmacêutica Ltda.

 De acordo com a Anvisa, o medicamento traz duas indicações terapêuticas específicas:
  • Redução do risco de acidente vascular cerebral (AVC) ou embolia sistêmica em pacientes adultos com fibrilação atrial não valvar (FANV)
  • Tratamento de tromboembolismo venoso (TEV) em pacientes adultos, incluindo trombose venosa profunda (TVP) e embolia pulmonar (EP), além de prevenção de TEV recorrente (TVP ou EP).

O medicamento edoxabana faz parte da classe de novos anticoagulantes que passaram a ser pesquisados por volta dos anos 2000. O medicamento se une a um composto que coagula o sangue (fator Xa), e impede sua ação, sendo assim nomeadas de terapias de ação direta.

Ao contrário das drogas antigas, as terapias atuais não interagem com a alimentação, aumentando a eficácia do produto e melhorando a qualidade de vida do paciente.