A antiga imagem de Nossa Senhora de Caravaggio – atualmente disposta em um terreno no início da Avenida Dom José Barea – será remodelada pelo artista Gilmar Pocai e fixada de forma permanente junto ao Recanto do Rosário, nos fundos do Santuário. O trabalho, que iniciou há duas semanas no local, agora está na fase de elaboração da base de sustentação da imagem.

De acordo com o artista Gilmar Pocai, a estrutura interna da imagem, composta de isopor, será inteiramente utilizada para delinear as novas formas. Já com relação às mudanças externas, a nova Santa deve ganhar expressões faciais mais delicadas e manifestar traços mais humanizados e realistas – assim como a nova estátua exposta na rótula de acesso à Rodovia dos Romeiros, na RST-453. Além do mais, a imagem terá novas proporções em termos de tamanho e medidas, de forma que se adeque à área disponível no Recanto do Rosário – ambiente natural exuberante que é utilizado para contemplação e oração, onde estão localizados os 20 mistérios do Rosário.

Pocai também detalha que a intervenção na imagem vai incluir, além de nova pintura, o uso de materiais mais duráveis e não inflamáveis, afim de evitar novos casos de vandalismo, principalmente com fogo, como o caso ocorrido em janeiro do ano passado.

A ideia inicial é que a disposição da imagem de Nossa Senhora de Caravaggio e de Joaneta sejam modificadas. Neste projeto, elas serão postas uma ao lado da outra, de frente para o sentido do Santuário. Entre elas deve haver um olho d’água – que será captada da própria chuva – cuja finalidade é enriquecer e embelezar ainda mais o cenário.

Outra boa notícia aos devotos de Nossa Senhora de Caravaggio é que o trabalho de remodelação da imagem será realizado a céu aberto, já junto ao Recanto do Rosário. Assim, a comunidade poderá acompanhar de perto o progresso do trabalho do artista Gilmar Pocai.

O custo da restauração deve girar em torno de R$ 60 mil reais e será custeada com recursos obtidos com a venda do Manual dos Devotos, livro desenvolvido pela equipe do Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio e que está à venda a R$ 6 na Sala dos Objetos. A exemplo da construção da nova imagem, também serão aceitas contribuições espontâneas.

Não há previsão de data para entrega à comunidade, uma vez que o clima será um fator decisivo.

TROCA
A antiga imagem de Nossa Senhora de Caravaggio foi construída com recursos do poder público municipal e doada oficialmente ao Santuário este ano. Em contrapartida, a nova imagem de Nossa de Caravaggio, construída com recursos do Santuário, e instalada na rótula de acesso à Rodovia dos Romeiros, passou a ser de posse do município.

Fonte: Rádio Miriam Caravaggio