Em uma pequena área, o fruticultor Darci Cavalca se dedica ao cultivo de amoras. São cerca de 30 pés localizados próximos a Estrada Buarque de Macedo, principal rota turística no Distrito de Tuiuty. Os frutos são destinados à fabricação de geleias para consumo próprio da família.
A produção iniciou há cerca de cinco anos, e desde lá se dedica à variedade preta. Cavalca explica que também existe a branca, porém possui o gosto um pouco mais amargo, assim o tipo que cultiva é a mais indicada para doces.
As frutas são colhidas semanalmente e a produção é considerada boa pelo produtor. As mudas foram adquiridas no município de Caí e plantadas. Ele relata que seus vizinhos cultivavam essa variedade e ele se interessou. “Quase ninguém planta porque é muito trabalhoso porque você vem tirar e tem os espinhos e acaba se arranhando”, comenta. Após, Cavalca achou duas mudas da variedade de mato e acabou plantando para fazer um teste. Conforme ele, o tipo do mato é mais fino e a outra é um pouco mais graúda. O fruticultor destaca que um produtor do Vale dos Vinhedos também cultiva amoras, porém destinada à comercialização de geleias.
Os pés são organizados como parreirais e os cuidados são poucos. No entanto, o fruticultor orienta que todos os anos é necessário que se pegue os brotos que nascem dos próprios pés e amarre conforme vai crescendo. “Após produzir os galhos secam, daí todo o ano tem que renovar”, comenta, complementando que dá bastante trabalho todos os anos e tem que puxar devagar para não estragar as plantas.
A colheita deve seguir mais um mês. Os primeiros frutos começaram a amadurecer há cerca de 20 dias. Assim, são aproximadamente dois meses de retirada das frutas maduras. O sistema de desenvolvimento é simples, no inverno as folhas caem e no mês de novembro volta a produzir novamente. Para garantir a renda familiar, Cavalca se dedica à viticultura.

Leia mais na edição do Jornal Semanário deste sábado, 23.