O presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), Aícaro Umberto Ferrari aponta a gestão pública como uma das principais forças das cidades e, por isso, quem está no comando não pode deixar de ter esperança para vencer as dificuldades. Ele visualiza o novo ano com um cenário adverso, mas também de oportunidades, que devem ser buscadas por todos e em todas as áreas. “Falamos muito em crise, mas só se vence as dificuldades acreditando e trabalhando. Precisamos transformar e buscar soluções para os nossas comunidades tanto no setor público como no privado. Portanto, 2015 será mais um ano em que a Amesne continuará sendo protagonista em todas as questões que envolvem os municípios e seus gestores, defendendo o municipalismo, nossas lutas coletivas e de nossa região, defendendo os interesses dos municípios e consequentemente de suas populações”, afirma.

Para 2015, algumas ações serão realizadas em conjunto com a Famurs e CNM, como por exemplo, o pacto federativo, que busca a desconcentração de recursos na esfera federal e a concentração da receita nos municípios, onde a vida das pessoas realmente acontece. “Continuaremos a luta para a instalação da UFRGS na Região da Serra. Estamos constantemente em contato com a reitoria, num trabalho construtivo junto à universidade. Estamos também formando uma comissão de técnicos e gestores com vista a um trabalho de proteção do meio ambiente, na questão das águas e subsolo juntamente com o Corede Serra”, explica.

Além destas, outras iniciativas também estão na pauta de 2015, como a construção de acessos asfálticos, o apoio à implantação do trem regional e vigiar os poderes do Estado e do Governo Federal.