Editorial

Ambientes saudáveis

Cada vez mais, as empresas estão percebendo a importância de proporcionar um bom ambiente de trabalho para seus colaboradores, pois cada vez mais pesquisas comprovam a relação entre produtividade e bons resultados com um ambiente de trabalho agradável. No caso do varejo, das empresas que vivem do atendimento ao cliente e precisam desse relacionamento cliente e empresa muito próximo, essa relação é ainda mais percebida, pois, quando o funcionário trabalha satisfeito, ele será capaz de atender melhor o cliente. Porém, mesmo nas funções em que o atendimento ao público não se faz presente, a qualidade de vida no trabalho reflete positivamente na forma como o funcionário executa suas atividades diárias.

Mas, quando se fala em um bom ambiente de trabalho, não é só investir em estrutura e ter uma equipe afinada. É tudo isso e muito mais. Exige um esforço e atenção constantes da empresa para com seus colaboradores. Para isso, é muito importante um setor de recursos humanos bem preparado e em sintonia com essa filosofia de trabalho, pois ele é a ponte entre a diretoria da empresa e a equipe. Além de contribuir na promoção de um bom ambiente de trabalho, o setor precisa ser muito parceiro dos colaboradores, para que estes se sintam à vontade inclusive para dizer aquilo que os incomoda. E a empresa precisa estar aberta para ouvir sua equipe, suas dúvidas e insatisfações e se comprometer na melhoria das mesmas.

O clima saudável e harmonioso em uma organização traz mais engajamento e produtividade. Duvida? Que tal experimentar?

Por tudo isso, acreditamos que primeiramente é essencial ter um ambiente transparente com a equipe para que possa haver um bom atendimento junto ao cliente. Além disso, uma boa comunicação e confiança são de fundamental importância para conquistar um ambiente de trabalho sadio. Posteriormente, mas não menos importante, é necessário promover ações que valorizem os funcionários e incentivar atividades voltadas para a qualidade de vida, tanto dentro como fora do ambiente de trabalho.

Essa relação está muito clara em diversos empreendimentos de Bento Gonçalves, como você pode ler nesta edição do Semanário. Na verdade, essa máxima faz parte da ideologia da empresa. Deixar o ambiente de trabalho mais feliz e mais respeitoso demanda trabalho? Seguramente. Porém, investir nisso garante resultados verdadeiros e extraordinários. O clima saudável e harmonioso em uma organização traz mais engajamento e produtividade. Duvida? Que tal experimentar?

Sobre o autor

Cristiano Migon

Cristiano Migon

editoria@jornalsemanario.com.br

Deixe um comentário