Ir além das matérias clássicas que todos os colégios são obrigados a seguir, para trabalhar também questões mais humanitárias com os jovens é um dos objetivos do projeto permanente “Atitudes que transformam: escolas, comunidades e sociedades”, do Instituto Estadual de Educação Cecília Meireles, de Bento Gonçalves.

Para isso, a professora de literatura e língua portuguesa, Flávia Rodrigues Alves, junto com as duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio, decidiu fazer uma boa ação: ajudar o próximo. Os cerca de 47 alunos ficaram responsáveis pela missão de arrecadar o maior número possível de alimentos para doar ao Lar para Idosos Luchese. “Os alunos apoiaram a ideia. Esse lar é mais carente, não tem tanta divulgação, então eles abraçaram essa causa”, orgulha-se Flávia.

A comunidade precisa de mais jovens preocupados em ajudar e servir o próximo.

Já a ação dos alunos aconteceu no sábado, 24 de agosto e contou com o apoio e parceria de dois mercados do bairro Licorsul, onde grande parte dos alunos mora. Divididos em dois grupos, os estudantes ficaram em frente ao mercado, contando com a solidariedade dos clientes que passaram por lá naquele dia. “As pessoas entram para comparar, fazer seu rancho do final de semana e a gente pede doação, sempre de alimentos, nunca de dinheiro. Eles foram lá e fizeram abordagem ao público, conversando, explicando. Foi muito bacana, arrecadamos em torno de seis carrinhos cheios. Teve bastante doação de alimentos de 5kg. É bom para os mercados também que vendem um pouco mais e para nós que conseguimos ajudar”, conta a professora.

Doações arrecadadas pelos alunos

De acordo com Flávia, os alunos que não participaram da ação de abordagem, ajudaram de outras maneiras. Alguns se envolveram tanto com a causa, que compraram alimentos para também doar. “Atingi o meu objetivo que era os alunos se comoverem, participarem. Eles que tiveram a iniciativa de fazer algumas coisas a mais. Me deram um feedback maravilhoso, querem mais atividades como essa, já estão tendo ideias para o fim do ano”, afirma.

Visita ao Lar Luchese

A entrega dos alimentos aconteceu na tarde de sexta-feira, 30 de agosto, quando a professora, diretora e parte dos alunos da escola foram até o Lar Luchese para fazer a entrega. A professora Flávia destaca a importância de desenvolver projetos como esse. “É preciso trabalhar a questão do ser humano, porque estamos em uma sociedade muito digitalizada, só coisa materiais, eletrônico e a gente não olha para o outro, estamos nos afastando do ser humano”, acredita.

Karen da Costa, 16 anos, foi uma das alunas que foi ao Lar Luchese para ajudar na entrega das doações. Ela conta que foi uma experiência muito boa e que voltará ao local para ajudar de alguma forma. “Foi algo bom que a gente pode fazer com os nossos colegas, amigos. Conversamos bastante com eles, ouvimos a história de cada um”, relata.

Já para a aluna Shaynara, Severgnini, também de 16 anos, o que chamou a atenção foi a alegria dos moradores do Lar com a visita da escola.Tive uma experiência muito boa. Ver a felicidade deles na entrega e como eles olhavam para nós, sorrindo, felizes de receber visitas. Foi muito agradável ir lá”, conta.