Algumas pessoas talvez não tenham o conhecimento, mas o xadrez é sim um esporte. Não somente isso. Também faz parte da categoria de ciência. O aluno de uma escola de Bento Gonçalves, Ezequiel de Sena Castagnetti, representará a cidade nos Jogos Estaduais desta modalidade nos dois dias do final de semana, 19 e 20.

Ezequiel de Sena Castagnetti é um dos alunos da Escola Municipal Professora Vânia Medeiros Mincarone que pratica o xadrez em oficinas. As aulas acontecem no período da manhã, no contraturno escolar.

Ele garantiu vaga na modalidade Xadrez nos Jogos Estaduais ao vencer a etapa regional na categoria Juvenil, em Garibaldi, na sexta-feira, 11. A vaga conquistada por Ezequiel foi fruto de uma campanha perfeita na série regional. Todas as partidas disputadas pelo bento-gonçalvense foram vencidas.

A partir de agora iniciam as disputas em nível estadual para o estudante. Ezequiel vai enfrentar os melhores classificados de todas as regiões do Rio Grande do Sul.
Os bons resultados do jovem de Bento Gonçalves são fruto do trabalho de aproximação das crianças com a prática no xadrez. De acordo com a diretora do colégio, Edna Lúcia Martins de Souza Freire, as oficinas são benéficas para os participantes. “O jogo de xadrez envolve cálculo, raciocínio e estratégia. Com isso, ele melhora a concentração dos alunos em sala de aula”, afirma.

A nova etapa dos Jogos Estaduais acontece hoje e domingo, 19 e 20, respectivamente. Ezequiel de Sena Castagnetti disputa na modalidade Xadrez na categoria Juvenil. A competição acontece em Pantano Grande.