Um boletim divulgado pela MetSul Meteorologia neste domingo, 16, reitera o alerta sobre uma mudança do tempo no Sul do Brasil neste começo da semana. Uma poderosa massa de ar de origem polar começou a ingressar no Estado ao longo do domingo, 16, e tomará conta do território gaúcho com grande possibilidade de provocar neve em alguns municípios nesta segunda-feira.

Não está descartada a presença de neve já durante a manhã de segunda em alguns pontos, mas, em geral, as simulações retardaram o período mais favorável à neve para a tarde e noite. As condições, conforme os dados, mostram alta possibilidade de nevar nas áreas em que o fenômeno tradicionalmente costuma acontecer.

Confira a nota na íntegra:

ALERTA – FRIO EXTREMO, NEVE E GEADA FORTE A SEVERA

A MetSul Meteorologia reitera o alerta sobre uma enorme mudança do tempo no Sul do Brasil neste começo da semana. Massa de ar quente responsável pelo quarto dia seguido com máximas de até 30ºC neste sábado no Rio Grande do Sul dará lugar a uma poderosa massa de ar de origem polar que começará a ingressar no Estado ao longo deste domingo e tomará conta do território gaúcho e da parte meridional do Brasil na segunda-feira, afetando na sequência o Centro-Oeste, parte do Sudeste e pontos até do Norte brasileiro (Acre e Sul do Amazonas). Deve ser esperada uma queda extremamente forte da temperatura entre este domingo e a segunda-feira. Já neste domingo faz muito frio durante o dia no Oeste, Centro e o Sul do Estado com resfriamento intenso na Metade Norte até o fim do dia. Já na segunda-feira, com a chegada da parte mais intensa do ar polar, o dia vai ser extremamente frio com temperatura muito baixa mesmo no período da tarde.

Neve e chuva congelada – Quase todos os modelos numéricos analisados coincidem em indicar a ocorrência de neve na segunda-feira no Sul do Brasil, mas divergem acerca da abrangência do fenômeno, a intensidade e o período favorável do dia. Já não se descarta que neve durante a manhã em alguns pontos, mas, em geral, as simulações retardaram o período mais favorável à neve para a tarde e noite. As condições, conforme os dados, tendem a ser muito propícias com alta possibilidade de nevar nas áreas em que o fenômeno tradicionalmente costuma se dar como os Aparados da Serra (Bom Jesus, São Francisco de Paula, Vacaria, Jaquirana, Ausentes, etc.) e o Planalto Sul Catarinense, onde as cotas estão acima de mil metros.

Há possibilidade de nevar em municípios da Serra Gaúcha com altitudes entre 600 e 800 metros, mas é menor e com grau de probabilidade inferior ao que os modelos indicavam na quinta e na sexta-feira. Permanece ainda chance de ocorrência de neve em pontos acima de 400/500 metros da Serra do Sudeste, Centro do Estado, Alto Jacuí, Planalto Médio e Alto Uruguai, mas com chance pequena a média. Ocorre que, ao chegar o ar mais gelado em altitude que é propício à neve, deverá secar rapidamente em alguns lugares. Na Metade Norte, pelas maiores altitudes, a cobertura de nebulosidade deve permanecer por mais tempo com a influência do vento que determina levantamento vertical e estimula nuvens, além da presença de um cavado polar (área de menor pressão atmosférica). Persiste a possibilidade de neve ainda em áreas mais altas do Meio-Oeste Catarinense, Planalto Norte de Santa Catarina e do Sul/Sudoeste do Paraná, a despeito da probabilidade já ter sido maior.

Não se antecipa um evento com a magnitude dos registrados em julho e agosto de 2013. É muito possível que haja acumulação, mas em áreas de maior altitude entre os Aparados e o Planalto Sul. Nestas regiões é factível que ocorram períodos de neve forte, logo é recomendável ter muita atenção ao dirigir. Nas demais regiões, em que a cota é inferior a mil metros, mesmo que não seja possível se descartar acumulação, se nevar os acumulados seriam inferiores a muito inferiores. Enfatizamos que projeções de neve apresentam grande complexidade, especialmente quanto aos volumes, e que existem divergências entre os dados que não habilitam uma previsão com alta confiabilidade quanto à extensão e intensidade do fenômeno. Isoladamente, além das áreas de maior altitude, pode ocorrer chuva congelada em setores com mais de 300 metros.

Geada – Vento e ar muito gelado podem provocar “geada negra” em locais mais altos do Sul do Brasil durante a segunda-feira. Com tempo aberto e o vento fraco a calmo durante as madrugadas de terça e quarta-feira se espera geada generalizada no Rio Grande do Sul e na maior parte do Sul do Brasil e que deve ser forte a intensa na maioria das cidades. Se espera geada em quase toda a área da Grande Porto Alegre e na maioria dos bairros da Capital. Ainda deve gear na segunda metade da semana que vem no Sul do Brasil, mas a cada dia vai diminuir o número de pontos com o fenômeno.

Mínimas extremas – As madrugadas de terça e quarta-feira devem ser extremamente frias no Sul do Brasil. No Rio Grande do Sul, a MetSul antecipa mínimas ao redor de 0ºC ou abaixo de zero em quase todos os municípios do Estado, inclusive na região da Grande Porto Alegre que pode ter marcas tão baixas quanto -1ºC a -3ºC em alguns pontos. Em Porto Alegre, alguns bairros devem ter entre -1ºC e 1ºC na quarta-feira. Na Serra e Aparados, as mínimas negativas serão generalizadas com valores excepcionalmente baixos. Na região de São José dos Ausentes não são descartadas mínimas de -6ºC a -8ºC e no Planalto Sul de Santa Catarina podem ser anotadas marcas tão baixas como -8ºC a -10ºC. Devido às mínimas excepcionalmente baixas se espera significativo congelamento. As noites vão seguir com mínimas muito baixas na segunda metade da semana que vem, contudo com tendência de elevação.

Vento e oceano – Antes da chegada da frente fria, neste domingo, pode ocorrer vento do quadrante Norte forte quente e seco em pontos do Centro e da Metade Norte do Rio Grande do Sul por uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera. O ingresso da poderosa massa de ar polar se dará com vento moderado a forte no decorrer do domingo e na segunda-feira. Podem ser esperadas rajadas de 50 km/h a 70 km/h na maioria das cidades do Estado e isoladamente superiores. O ar polar vai ser impulsionado por um ciclone extratropical na costa da Argentina. Alerta-se que o vento deve provocar sensação térmica significativamente baixa já no domingo em algumas regiões e em todo o Estado na segunda-feira com valores que podem atingir até 10ºC a 15ºC negativos nos Aparados da Serra e Planalto Sul Catarinense na segunda. O mar deve ficar agitado na costa do Sul do Brasil com provável ressaca, mas que não deve ser muito grande.

Tempo severo – O ar polar será precedido por uma frente fria que provoca chuva desde cedo no Oeste e no Sul do Rio Grande do Sul neste domingo e que avançará pelo Estado ao longo do dia. No geral, o sistema frontal deve trazer baixos volumes de chuva, contudo na chegada da frente alguns locais podem ter chuva forte a intensa de curta duração com trovoadas. Como haverá ar quente sobre o Estado com uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera atuando, o cenário não permite se descartar o risco de temporais em pontos localizados com granizo localizado. A maior preocupação é com vento forte pela rápida troca de massas de ar, não se afastando o risco de episódios muito isolados de vento com potencial de danos. Na segunda, a instabilidade ainda afetará a Metade Norte do Estado e a chuva pode se transformar em neve pelo ar gelado.

Cone Sul – Ar gelado cobrirá a Argentina de Ushuaia a Salta, do Sul ao Norte do país, além do Uruguai. Nevou muito com grandes acumulados em toda a cordilheira da Patagônia nas últimas horas em uma das maiores nevascas da história recente. Santiago do Chile (foto de CSD Colo Colo) testemunhou neste sábado a mais ampla nevada na cidade desde 1971 com flocos caindo em áreas onde o fenômeno é pouco comum. A neve chegou nesta noite de sábado ao Sul da província de Buenos Aires com flocos branqueando a região de Bahia Blanca. Nevava forte com acumulação na Sierra de la Ventana, também na província de Buenos Aires, e na última hora do sábado começou a nevar na cidade de Mendoza, no “llano”, o que não ocorrida desde 2013. Há pequena chance de chuva misturada à neve (aguanieve) na cidade de Buenos Aires.

Não se afasta chuva congelada em pontos das províncias de Entre Rios, Santa Fé, Corrientes e até nas áreas mais altas de Misiones, onde poderia ter neve isolada. O modelo GFS tem indicado a possibilidade de uma área com neve entre o Norte da província de Buenos Aires e o Sul de Santa Fé e Entre Rios. No Uruguai, o frio será muito intenso com baixíssima sensação térmica pelo vento forte. Há chance de “aguanieve” em diferentes pontos do país, inclusive na região de Montevidéu, entre o domingo e a segunda. Chance menor de neve nas serras de Minas e pontos altos e a Oeste do interior do país. (Meteorologistas Estael Sias e Luiz Fernando Nachtigall)