Um vídeo chamou minha atenção semana passada. Uma atriz plus size foi capa de uma revista de grande circulação nacional. Juntamente com ela, na capa, uma chamada menor dizendo que outra atriz havia emagrecido 34 quilos. Foi suficiente para causar uma revolução nas redes sociais. Os comentários das pessoas foi unânime: “um ultraje a revista colocar isso junto com a fotos da plus size”, “que ridículo”, “é um passo para frente e dois para trás”, “como colocam a modelo de capa e uma chamada de emagrecimento junto”…enfim. O público achou o fim colocar duas chamadas de capa que tinham contextos opostos/diferentes.

Mas pelo amor de Deus me expliquem o que está acontecendo! Estamos brigando por um mundo mais democrático e menos preconceituoso ou estamos querendo dividir as pessoas entre gordos e magros, brancos e negros, aba reta e boina? Qual é o problema em anunciar um emagrecimento na mesma capa onde tem uma modelo plus size? Não estamos querendo um mundo mais justo? Não acho nada mais bonito do que cada um fazer o que bem quiser! Por acaso estamos querendo que todo o mundo engorde? Não é assim que se trabalha para quebrar padrões! O que parece é que estamos combatendo um padrão impondo outro. A luta é para ter respeito a todos os tipos, formas e cores de pessoas. A luta é para unir todos, não para separar e achar quem é o melhor.
Na capa em questão, o problema foi uma diagramação propositalmente colocada para chamar atenção para o emagrecimento. De fato, essa hipocrisia pela parte da revista foi o que estragou tudo. Porém, nenhum comentário citou isso, então, minha opinião é uma resposta aos comentários preconceituosos para a pessoa que emagreceu 34 quilos. Não pode agora? Não pode querer ser magro? Não pode fazer dieta e exercícios?

Pessoal, vamos refletir um pouco sobre isso, é algo muito sério e que está se espalhando muito rápido. A valorização do plus size e a aceitação de todos os tipos de corpos está se alastrando e é lindo! Em contrapartida, magros e pessoas que têm o objetivo de emagrecer ou ganhar músculos estão sofrendo bullying. Então, pensem comigo: se a ideia é a aceitação para que ninguém se sinta mal consigo mesmo diante dos outros, porque estamos enfiando x-burguers ‘goela abaixo’ nas pessoas?

O corpo é a parte mais mutável que existe em nós e a parte que envelhece e morre! Cuide bem dele para que você seja saudável e tenha uma vida com menos dor nas costas possível. Quando não estiver (VOCÊ) feliz com sua aparência, mude. Coma mais, coma menos, coma melhor, faça exercícios ou não, faça plástica, mas faça por você. Beijos no coração.

Pessoal, a partir de hoje, às 16h40min, estarei comentando sobre a crônica e a recomendação semanal na Rádio Rainha. Sintonize a 90.9 e me espera lá!