Sou uma mulher guerreira, luto pelos meus sonhos, sou persistente e muito amorosa, e, acima de tudo, tenho muita fé

O pilar de uma linda família. Assim é Agueda Simão Scardueli, casada há 56 anos com Oclenio Scardueli. “Uma história de muito companheirismo, trabalho, amor e respeito”, cita Agueda, quando se refere ao casamento. Filha de Felipe Simão e Domenica Julia Sonza Simão, Ninha, como gosta de ser chamada, conta que teve uma infância bastante difícil e de muitas privações, mas a união sempre prevaleceu. “Foi uma vida com bastante dificuldade, devido à falta de recursos financeiros, mas sempre fomos muito unidos”, recorda.

Meiga, resiliente e caridosa são as três palavras que descrevem Ninha. Segundo seus familiares, ainda acrescentam na descrição: uma mulher forte, com muita fé e que ama as pessoas.

Relembrando sua trajetória, Ninha ressalta os momentos mais felizes de sua vida. “Quando me casei, a maternidade e quando tive os meus três netos foram ocasiões muito especiais”, afirma. Ela valoriza o carinho, o respeito, a humildade e a honestidade das pessoas. Cita um defeito em sua personalidade: a teimosia e, seu ponto forte, a honestidade.

Com a sensação de dever cumprido, hoje, Agueda ocupa, seu tempo com atividades que lhe agregam satisfação e felicidade. Ela canta no Coral da Igreja e ajuda nas missas, sempre disponível a contribuir para comunidade cristã.

Falando sobre dinheiro, a filosofia de Ninha é simples: “Não preciso muito para viver. Sempre fui muito organizada e o dinheiro na vida não é tudo”, ressalta. Sobre suas preferências, Ninha menciona seus animaizinhos de estimação. “Tenho duas cadelas, são duas irmãs. Ganhei da minha família. São minha paixão, eu as adoro”. Finalizando, ela fala sobre o significado da felicidade. “Estar reunida com a família, é minha maior realização”, destaca.

Foto: André Pellizzari