Os alagamentos, problemas recorrentes das fortes chuvas e da grande quantidade de água que avança pelas redes de esgoto do município, causaram novos estragos na noite de domingo, 24, e segunda-feira, 25. As datas marcaram momentos de angústia vividos por moradores do bairro Licorsul. De acordo com o relato dos locais, há cerca de um mês, um buraco foi aberto para solucionar um problema da parte alta do bairro, entretanto, a obra inacabada acabou sendo entupida pela sujeira.

A primeira situação já havia ocorrido na noite de domingo, quando a residência de uma vizinha também foi alagada. Sebben, que teve parte de sua residência alagada na noite de segunda, auxiliou, acreditando que o problema tivesse sido resolvido. “No domingo, parte da galeria foi entupida devido à um tronco de árvore. Uma equipe da Prefeitura veio, retirou, desta forma liberando a passagem e achamos que a situação estava resolvida”, comenta.

Mas o cenário se repetiu na noite subsequente. Desta vez não somente a casa da vizinha foi inundada, mas a dele também. “Na segunda soubemos por meio da Prefeitura que outra parte da galeria havia apresentado problema. Parece que entupiu e estourou em dois lugares na rua e a água verteu. Como não tinha para onde ser escoda, ela acabou invadindo a minha residência”, relata. Todos os cômodos da casa, incluindo o quarto do filho de um ano, ficaram com água em torno de 10 cm. Nas paredes, o sinal que ele gostaria de esquecer. “A garagem e a área externa da casa ficaram com uma média de 30 a 40 cm de água. Quando vi que estava invadindo a casa providenciei umas toalhas e até coloquei uma pedra na porta para conter a invasão. Infelizmente o pouco que entrou molhou os móveis que agora estão começando a se deteriorar”, lamenta.

Problema deve ser resolvido

O secretário de Viação e Obras Públicas (Smovp) Sérgio Gabrielli relata que um projeto deve ser realizado para solucionar a questão. “Avaliamos o local e pretendemos solucionar o problema de forma definitiva. Vamos fazer um projeto para que seja possível solucionar o problema o mais rápido possível, mas claro que dependemos do tempo para que isso seja realizado”, pontua. Ainda não há uma previsão de quanto será gasto com a obra na localidade. Segundo Gabrielli, somente quando o projeto estiver finalizado será orçado o valor.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 27 de abril.