Movergs e sindicatos intensificarão encontros em prol das 2,6 mil empresas do Estado

Na última semana, a Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) recebeu em sua sede representantes dos sindicatos dos polos moveleiros do Estado. O objetivo da entidade é aproximar e ouvir as demandas de cada região para poder atuar por meio de ações mais efetivas. A próxima reunião, que dará continuidade ao planejamento, será no dia 24 de maio, quando novamente os sindicatos das cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi, Flores da Cunha, Lagoa Vermelha, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Porto Alegre, Gramado, São Leopoldo, Lajeado, Tenente Portela, Erechim, Passo Fundo, Novo Hamburgo, Pelotas e Santa Rosa serão convidados a participar.

Durante o encontro, Volnei Benini, presidente da Associação Movergs, exaltou o trabalho que vem sendo realizado em prol do setor para que tenha voz e força junto ao Governo do Estado. “Temos uma relevante importância econômica, visto que o Rio Grande do Sul equivale a 13,5% das unidades fabris do Brasil, além de ser o segundo maior estado exportador de móveis”, destacou.

A ideia é criar uma agenda positiva para melhorar a competitividade das 2,6 mil indústrias que a entidade representa no Estado. Os assuntos em pauta foram: a necessidade de pleitear junto ao Governo a redução da taxa de ICMS; buscar soluções sobre a tarifa elevada de energia elétrica; redução dos valores das matérias-primas; análise de custos de produção levando em consideração os tributos e a questão do dissídio. “Em nossa gestão queremos ouvir as necessidades e carências dos sindicatos para montarmos um plano de trabalho e termos êxito nas demandas, buscando e fortalecendo, dessa forma, o setor”, ressalta.

Foto: Katrin Tramontina