O Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) reforça as ações de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) com a campanha “Eu me previno. Eu me testo. Eu me conheço” e “#partiuteste”. A ação foi criada pelo Ministério da Saúde (MiS) e busca reforçar nacionalmente a prevenção através da combinação do uso do preservativo e realização dos testes.

Durante todo o mês de fevereiro, o SAE/CTA, em parceria com as Unidades de Saúde, estará distribuindo preservativos e materiais informativo, visando conscientizar a população sobre os cuidados para evitar a infecção pelo HIV e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis. Conforme a coordenadora do SAE/CTA, Adriana Cirolini, a distribuição de preservativos ocorre o ano todo, mas neste período será ampliada. “Blocos de carnaval e entidades promotoras de evento também receberão, a fim de facilitar o acesso à camisinha na hora da folia”, diz. Em 2014, foram distribuídos 260.495 unidades de preservativo. “Para 2015, o objetivo é ampliarmos o número”, acrescenta.

Quanto aos testes rápidos, eles estão disponíveis no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e nas unidades de saúde dos bairros, mediante agendamento. O resultado sai em minutos, mas é necessário dispor de 30 minutos para realização, visto que o paciente receberá também orientações sobre as formas de transmissão de DST’s.