Bento Gonçalves registrou 1.411 acidentes de trânsito com danos materiais nos primeiros 11 meses deste ano. O dado foi divulgado pela Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (Segimu) e significa uma redução de 9,35%, se comparado ao mesmo período de 2014, que teve 1.556 ocorrências deste tipo.

Conforme o secretário Mauro Moro, a redução do índice de acidentes de trânsito se deve a intervenções com aumento de área de pista para os veículos, desobstrução para conversões a direita, redução da velocidade nas vias e por intervenções semafóricas, sinalização viária horizontal e vertical mais visível, além da conscientização dos condutores de terem maior cautela e segurança nos deslocamentos. “O trânsito se torna mais seguro e menos ariscado quando as vias estão bem sinalizadas e os condutores e pedestres respeitam as regras de trânsito. Ainda temos muito para melhorar em nosso trânsito, mas os resultados apontam que nossas intervenções têm trazido resultados positivos para a coletividade de nossa população. Além disso, promovemos uma contínua política de educação no trânsito, principalmente nas escolas e também para a população”, justifica.

Outros dados da pesquisa

A “maior parte dos acidentes” ocorre no meio da semana (quarta e quinta-feira), com um índice de 19% dos acidentes, reduzindo para 7% aos domingos; A metade deles, 50%, ocorrem no turno da tarde (12h30min às 18h30min), 33% pelo turno da manhã (6h30min às 12h30min) e 17% no turno da noite (18h30min às 0h30min);

Os 10 locais com maiores incidências de Acidentes de Trânsito pela ordem, são: Cruzamentos, Avenida Osvaldo Aranha, Avenida São Roque, Rua 13 de Maio, Rua Guilherme Fasolo, Rua Gomes Carneiro, Rua Saldanha Marinho, Rua Marechal Deodoro, Rua Fortaleza e Rua Dr. Casagrande.

Informações da Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura.