Um trabalho realizado por 12 alunos de Medicina da Universidade de Caxias do Sul para a Organização Mundial da Saúde (OMS) vai auxiliar no treinamento de equipes de saúde para a promoção da educação ambiental pediátrica nos países de Língua Portuguesa.

Os acadêmicos Ana Carolina Jordão Cuimbra, Ana Paula Jacobs, Andressa Baseggio, Bianca Boff Sandi, Cecília Buratti, Fernanda Chiaradia, Guilherme Foletto, Jéssica Betti, Marieli Grassi, Mayara Brito, Roberta Florian e Stephanie Schäfer realizaram a tradução do inglês para o português de textos, gráficos e comentários de 1,6 mil slides utilizados em um programa de módulos de capacitação direcionado à conscientização sobre os efeitos das condições ambientais na saúde das crianças e, no longo prazo, dos adultos.

O projeto foi trazido à UCS pelo coordenador do curso de Medicina, Emerson Rodrigues da Silva, participante do Centro de Riscos Ambientais para a Saúde da Criança (CEHCH, na sigla em inglês), centro colaborador da OMS instalado na PUC/RS e do qual a Universidade de Caxias do Sul é parceira.

“O trabalho foi iniciado com a tradução dos módulos, que era parte dos objetivos de instalação do centro. Os alunos foram voluntários e selecionados de acordo com a participação nas atividades extracurriculares do curso de Medicina, como a Liga Acadêmica de Pediatria”, explica o coordenador, responsável pela supervisão do trabalho e revisão dos slides.

Após, uma equipe atuante na sede da OMS, em Genebra, na Suíça, realizou a conferência final do material. O processo todo durou pouco mais de dois anos até a publicação no site da organização mundial – disponível no link www.who.int/ceh/capacity/training_modules/en/index1.html.

“Os próximos objetivos são implementar programas de educação em saúde ambiental pediátrica na região da Serra, desenvolver pesquisas que nos permitam conhecer a dimensão do problema em sua totalidade e propor intervenções para reduzir os danos do meio ambiente à saúde das crianças”, adianta o prof. Emerson.

Conteúdo orienta sobre prevenção e intervenções

A edição da última semana da revista científica The Lancet, uma das publicações médicas mais antigas e prestigiadas do mundo, traz a estimativa de que apenas a poluição do ar causa 6,5 milhões de mortes anualmente – mais do que a tuberculose, acidentes automobilísticos e as decorrências do HIV juntos.

Assim, a poluição do ar, por exemplo, recebe ênfase no material de treinamento da OMS traduzido pelos estudantes da UCS. “Alguns módulos falam da poluição do ar dentro das casas, alertando, entre outras coisas, para o risco do aquecimento de casas com estufas a gás e fogões à lenha”, aponta o coordenador do curso de Medicina.

Cada módulo aborda um aspecto diferente relacionado à saúde ambiental pediátrica. Há abordagens sobre riscos específicos, como a exposição a metais pesados, aos resíduos de pesticidas que as crianças acabam consumindo indiretamente, às doenças vetoradas pela água e até mesmo questões emergentes, como mudanças climáticas e sua relação com a saúde infantil.

“Outro aspecto importante é que, por uma série de aspectos fisiológicos e metabólicos, as crianças sofrem muito mais do que os adultos os efeitos da poluição. Além disso, muitas exposições a poluentes na infância irão acarretar em doença na idade adulta, como alguns tipos de cânceres”, exemplifica o prof. Emerson.

Oferta de treinamento deve ser gratuita

Os módulos são disponibilizados de forma gratuita para consulta ou para a oferta de treinamento de profissionais de saúde. Contudo, não pode haver exploração comercial – o uso precisa ser autorizado pela OMS a partir de solicitação feita à entidade.

O material contém dados de publicações científicas que sustentam os conceitos apresentados, auxiliando na capacitação do público-alvo. A divisão em módulos permite a seleção de conteúdos mais relevantes para determinada necessidade local ou público específico.

De acordo com o prof. Emerson Rodrigues da Silva, o Centro de Riscos Ambientais para a Saúde da Criança está, atualmente, estruturando as capacitações e estabelecendo parcerias para executá-los. O treinamento dos profissionais de saúde será realizado pela UCS, em parceria com a PUC/RS.