O artigo “Sistemática de reorganização do processo de desenvolvimento de produto em uma indústria moveleira”, do acadêmico Tiago Nunes Correa, do curso de Engenharia de Produção do Campus Universitário da Região dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, foi escolhido como o melhor artigo da área de gestão do produto no XXI Simpósio de Engenharia de Produção. O evento foi realizado na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”(Unesp), em Bauru, São Paulo, de 10 a 12 de novembro.

O trabalho, que contou com orientação dos professores Gabriel Vidor e Janine Medeiros, teve como meta desenvolver uma sistemática de desenvolvimento de produto na indústria moveleira, através de conceitos de métodos e ferramentas de desenvolvimento de produto para reorganizar todas as etapas do Processo de Desenvolvimento de Produto (PDP) de uma empresa. “Para cumprir o objetivo, o trabalho foi dividido em cinco etapas: as quatro primeiras focadas na elaboração de um novo processo de desenvolvimento de produto. Essas etapas foram de levantamento das necessidades atuais da engenharia do produto, mapeamento do PDP, criação de um modelo de PDP para a organização e implementação desse novo processo. Na última etapa foi realizado o teste de adequabilidade do novo processo, que focou na avaliação da sistemática proposta. Os resultados do estudo mostraram que a aplicação da nova sistemática permitiu o desenvolvimento de um produto diferenciado em termos de mercado e que a partir de novos canais de comunicação estabelecidos entre os setores tornaram o processo mais simples e rápido”, explica Correa.

No Simpósio, o estudante aproveitou a oportunidade de assistir palestras sobre “As demandas de infraestrutura logística para o crescimento econômico brasileiro” e participar de minicursos. Para ele, estar em um evento nacional, representar a UCS e ter seu trabalho premiado – que concorreu com aproximadamente 1500 trabalhos em todos os níveis de pesquisa. “Foi muito gratificante .Foi na sessão solene da premiação que percebi que estava entre os melhores pesquisadores do país!”.

Correa, que encerra o curso de Engenharia de Produção neste semestre, já atua na área de desenvolvimento de produto em empresas moveleiras em Bento Gonçalves, mas planeja fazer um mestrado e um doutorado. “Depois, quem sabe posso voltar à UCS e poder passar o aprendizado para futuros alunos”, conclui.