A abertura oficial da Vindima no Vale dos Vinhedos acontece neste sábado, 31 de janeiro. Colheita e pisa das uvas, bênção e filó italiano farão parte da programação do evento promovido pelo Hotel Villa Michelon com apoio da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale). A atração integra o Bento em Vindima, que segue até o dia 15 de março no município.

A programação inicia às 16h com um curso de degustação de vinhos e espumantes no Hotel Villa Michelon, ministrado por Rogério Carlos Valduga, da Vinícola Torcello. A partir das 18h30min acontece a solenidade de Abertura da Vindima com colheita de uvas no Parreiral Modelo do Villa Michelon, momento em que os participantes enchem os cestos e ao mesmo tempo saboreiam as uvas no meio dos vinhedos.

Logo em seguida, acontece a pisa das uvas, conduzida pelas soberanas do Vale dos Vinhedos. O evento contará também com celebração religiosa e a bênção dos parreirais. Para encerrar, às 20h30min, é realizado o filó italiano, na Sociedade 8 da Graciema. Para participar do filó é necessário adquirir o ingresso de R$ 35, na recepção do hotel ou pelo telefone (54) 2102.1800

A colheita da safra 2015 iniciou no dia 15 de janeiro no município, com uma celebração no distrito de São Pedro. O evento contou com a participação do governador do Estado José Ivo Sartori. Desde os primeiros dias de janeiro, os produtores já estão entregando as primeiras uvas nas cooperativas e vinícolas da cidade.

A estimativa segundo o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) para a safra da uva no Rio Grande do Sul é processar cerca de 600 milhões de quilos. Deste total, 214 milhões deverão ser processados em Bento Gonçalves, o que corresponde a 35,4% do total colhido no RS. Somente no Vale dos Vinhedos 400 produtores serão beneficiados.

Em sua 6º edição, o Bento em Vindima reúne uma variada programação de eventos que vão desde a colheita simbólica e a pisa das uvas, apresentações culturais de corais, jogos italianos e gastronomia típica. A programação ocorre também nos hotéis, vinícolas e restaurantes que oferecem pacotes promocionais com atrações paralelas até o dia 15 de março.