A solenidade de abertura do 6º Bento em Vindima que ocorre nesta quinta-feira, 15 de janeiro, em Bento Gonçalves, contará com a presença do governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori. O evento ocorre a partir das 17h30min, na Cantina Strapazzon localizada nos Caminhos de Pedra, no Distrito de São Pedro. Na ocasião, o governo do Estado, em parceria com a prefeitura de Bento Gonçalves e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), realizarão também a abertura oficial da Colheita da Uva no Rio Grande do Sul.

A escolha de Bento Gonçalves como local para a realização da abertura oficial da colheita no Estado foi definida na sexta-feira, 9 de janeiro, quando o prefeito Guilherme Pasin visitou o governador no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Na oportunidade, o secretário Estadual da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, confirmou a decisão considerando ainda a representatividade do município e da região na produção total de uvas no Estado.

A estimativa segundo o Ibravin para a safra da uva gaúcha é de processar cerca de 600 milhões de quilos. Deste total, 214 milhões deverão ser processados em Bento, o que corresponde a 35,4% do total colhido no RS.

O prefeito Guilherme Pasin destaca que é uma honra muito grande para o município receber a solenidade que marca abertura da vindima estadual. “Ficamos muito felizes, porque o Bento em Vindima ganha ainda mais relevância com a presença do governador entre nós. Isso revela também a importância que o governo estadual dá ao setor vitivinícola e a Bento Gonçalves”, destaca.

A celebração da safra em Bento

A colheita da safra 2015, já iniciou no município. Desde os primeiros dias de janeiro, os produtores já estão entregando as primeiras uvas nas cooperativas e vinícolas da cidade.

De acordo com os produtores e técnicos do setor, a Safra 2015 deverá ser novamente de boa qualidade devido ao clima favorável, que ajudou na maturação das castas, tendo capacidade de produzir vinhos finos de qualidade. Durante 60 dias, diversos eventos serão realizados para comemorar a boa safra do ano.

Em sua 6º edição, o Bento em Vindima reúne uma variada programação de eventos que vão desde a colheita simbólica e a pisa das uvas, apresentações culturais de corais, jogos italianos e gastronomia típica. A programação ocorre também nos hotéis, vinícolas e restaurantes que oferecem pacotes promocionais com atrações paralelas até o dia 15 de março.

O Bento em Vindima é promovido e organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR). De acordo com a SEMTUR, a expectativa é receber entre 70 e 80 mil visitantes no período.