Estão abertas, de 24 de abril a 14 de maio de 2018, as inscrições para o processo seletivo de estudantes 2018/2 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). São ofertadas 1.321 vagas em cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio e em cursos de graduação gratuitos em nove campi: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Erechim, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante e Viamão (confira a relação dos cursos abaixo). As aulas terão início no segundo semestre deste ano.

Para concorrer às vagas, é necessário participar de um processo seletivo. Os candidatos poderão optar por se inscrever nas seguintes modalidades: participar da prova do IFRS (que ocorrerá no dia 10 de junho de 2018, um domingo); utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017 como critério para classificação; ou concorrer nas duas modalidades: prova e nota do Enem.

As inscrições poderão ser feitas pela internet, no endereço ingresso.ifrs.edu.br. A taxa de inscrição custa R$ 35,00 para os cursos técnicos e R$ 50,00 para os cursos superiores, e o pagamento poderá ser realizado até o dia 15 de maio de 2018. É importante destacar que mesmo os candidatos que fizeram a solicitação de gratuidade da taxa de inscrição, e inclusive os que foram beneficiados, precisam fazer a inscrição no processo seletivo.

Campus Bento Gonçalves (Avenida Osvaldo Aranha, 540, bairro Juventude da Enologia, Bento Gonçalves/RS)

Técnico em Administração (subsequente ao Ensino Médio) – noite, 30 vagas

Técnico em Hospedagem (subsequente ao Ensino Médio) – tarde, 30 vagas

Bacharelado em Agronomia – manhã e tarde, 30 vagas

Licenciatura em Pedagogia – noite, 40 vagas