Estão abertas a partir da zero hora de segunda-feira, 15 de setembro, e seguem até as 23h59min do 13 de outubro as inscrições ao Concurso Vestibular 2015 para provimento de 3.996 em 90 cursos de graduação da UFRGS. A oferta corresponde a 70% das vagas de ingresso na Instituição, as demais 30% serão providas via Sistema Unificado de Seleção Universitária (SiSU). Em relação ao ano anterior, a novidade é a oferta de 126 vagas no curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, com aulas no Campus Litoral Norte.

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet no site www.vestibular.ufrgs.br. O valor da inscrição é de R$ 110. No momento da inscrição, o candidato pode optar por utilizar ou não a nota da prova objetiva do Enem realizado em 2014 no cômputo de seu argumento de concorrência. O manual do candidato estará disponível para download a partir do dia 15 de setembro, no site do Vestibular.

As provas serão realizadas dias 4, 5, 6 e 7 de janeiro nas cidades de Porto Alegre, Bento Gonçalves e Imbé/Tramandaí. São aplicadas questões das seguintes áreas do conhecimento: Física, Literatura de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna; Língua Portuguesa e Redação; Biologia, Química e Geografia; e História e Matemática.

Benefício

Os resultados das solicitações de isenção ou desconto no valor da inscrição, conforme o Programa de Concessão de Benefícios, estão disponíveis no site do Vestibular. Os candidatos que tiveram o pedido negado têm até o dia 16 de setembro para encaminhar recurso. As respostas estão previstas para o dia 19.

Reserva de vagas

O programa de Ações Afirmativas da UFRGS reserva no mínimo 40% das vagas em todos os cursos para estudantes oriundos de escolas públicas, de acordo com autodeclaração étnico-racial e faixa de renda (conforme edital). Ao todo, são 1.637 reservadas e 2.359 de acesso universal. Os documentos necessários para comprovações no caso dos candidatos optantes pelas vagas reservadas encontram-se especificados no edital.