A Associação dos Artistas Plásticos de Bento Gonçalves (Aaplasg) iniciará os encontros com o tema: ‘Pensar Arte’, coordenados pelo artista Postal. Os mesmos serão realizados sempre na última quinta-feira de cada mês e o primeiro deles está agendado para amanhã, dia 30 de agosto, às 17h, na Casa Artesão e Artista Plástico de Bento Gonçalves.

O tema versará sobre as relações entre Arte, o artista e o observador. Serão debatidos diversos assuntos, entre eles: O que é arte?; Funções da Arte; Que fatores ou circunstâncias podem influenciar no trabalho do artista?; Por que as obras de Arte são importantes?; Como aprender olhar uma obra? Serão tratadas algumas questões individuais, com viés conceitual, como também mencionados alguns autores, como exemplo: Jorge Coli, Ernest Gombrich, Umberto Eco, Ulpiano de Meneses e Georges Didi-Huberman.

De acordo com a presidente da Aaplasg, Ivete Todeschini Menegotto, disponibilizar para a comunidade esta atividade é, acima de tudo, conhecer, compreender e pensar mais sobre a Arte na vida de cada pessoa. “A Associação pretende trazer novos associados e não podemos nos fechar, pois geralmente a arte fica entre quatro paredes. Queremos crescer juntos, encontrar novos artistas e pensadores, de Bento e região e que quem participar de nossos encontros venha para somar”, explica.

A abordagem será feita por Cristine Tedesco, doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio de 12 meses na Universitá Cá Foscari, de Veneza. Com tese de doutorado em pesquisa na inserção e atuação de mulheres artistas no Renascimento e Barroco, na Península Italiana. Dra. Cristiane Tedesco estudou com maior profundidade a trajetória de vida e obra da pintora Artemísia Gentileschi, que viveu na primeira metade do séc. XVll. Para realizar estes estudos foram pesquisados arquivos históricos de Roma, Florença, Veneza, Nápoles e em alguns dos principais museus do mundo que hoje guardam as obras dos artistas, como: Museu do Vaticano, Galleria Degli Uffizi, Museu do Louvre, Museu Britânico, Museu do Prado, Museu de Berlim, Museu da Acrópole Atenas, entre outros.