Pacientes em tratamento contra o câncer muitas vezes têm necessidade de fazer uso de morfina, um analgésico para aliviar dores severas. Entretanto, o remédio é considerado caro para pessoas que já estão tendo altos gastos com médico, hospital e demais medicações. É por isso que a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) de Bento está realizando uma campanha para arrecadar o remédio que doa aos usuários cadastrados na entidade.

A associação necessita de cerca de 20 caixas do remédio Dimorf para dar conta da demanda do momento. Cada unidade tem o custo médio de R$80,00. A medicação é ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), via Estado, entretanto, para ganhar direito ao benefício, os pacientes precisam entrar com um processo administrativo, que muitas vezes demora. É durante esse período de espera que a entidade doa os remédios aos pacientes que apresentam a receita médica ou em situações que o Estado não envia a medicação. “Orientamos a pessoa de como deve preencher, encaminho a documentação para que a pessoa tenha acesso a medicação via política pública, mas requer tempo, muitas vezes demora de 30 a 40 dias, período que é variável”, esclarece a assistente social da Aapecan, Verônica Maydana Formiga.

É o caso de Alcione Santin, 41 anos, que desde janeiro desse ano está em tratamento contra um câncer no pâncreas. Com os remédios fornecidos pela Aapecan, ele relata que usa morfina todos os dias, há cada 8 horas no máximo. “Agora até diminui a quantidade, mas eu usava de 4 em 4 horas. É uma quantia bem grande por causa da dor. No primeiro mês fui eu que comprei, até fazer o acolhimento, mas depois sempre foi fornecido”, conta Santin.

Alcione Santin faz uso do medicamento doado pela associação

Sem trabalhar há nove meses, devido ao tratamento, Santin salienta que os gastos pesam no bolso. “O usuário sempre tem algum gasto e muitas vezes não pode trabalhar, eu vou ficar parado mais um ano e o benefício do INSS é reduzido. A morfina é um medicamento caro, eu e muitos usuários tomam”, explica.

Doações

De acordo com Verônica, as doações que a associação recebe podem ser em valores diretamente na Aapecan, por boleto bancário emitido via e-mail, coleta na residência ou com o fornecimento direto dos remédios. “O contribuinte ouve a campanha de um paciente que necessita de algum remédio, pede o nome, orientação de onde comprar, média de valores, adquire e entrega para nós”, afirma.

Contato

O telefone da Aapecan é (54) 3055-9400.